Cerca de 40 internas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) participaram de um café da manhã na manhã desta sexta-feira, dia 16 de março, oferecido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e outros órgãos. O objetivo é realizar um debate sobre os direitos da mulher e o empoderamento feminino.
O secretário de Assistência Social, Gilberto Souza, destacou o evento que é realizado dentro do Mês da Mulher programado pela pasta. “Este debate é trabalho social, nós temos este compromisso de colaborar com ressocialização destas internas e promover este momento com palestras e informações sobre direitos é de grande importância, este é um pedido do Prefeito Temóteo Brito, ter esta atenção permanente aos direitos e à defesa da mulher”.
A coordenadora pedagógica do Conjunto Penal, Meriane Moreira Schaper, falou sobre a iniciativa. “A violência contra a mulher é um problema que existe em nossa sociedade desde o princípio, atualmente, estas mulheres que estão no Conjunto Penal apesar de serem vistas como criminosas, em sua maioria, são vítimas da violência e realizar um evento como este é um momento de resgate, de falar sobre o direito e sobre empoderamento”.
Para a Coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram), Ednamar Gomes, a realização do Março Mulher é de grande relevância. “A Secretaria, também através do Cram, vem trabalhando juntamente com a rede de proteção à mulher para fortalecer esta luta, estamos trabalhando também com conscientização e palestras nos Cras, em escolas e outros locais para que cada uma entenda que esta é ação de grande importância para nossa sociedade”.
Entre as internas que participaram estava a Margarete Soares que parabenizou a iniciativa. “Esta é uma grande oportunidade para nós, pois apesar de estarmos presas podemos ter este momento de informação, fortalecimento da autoestima e valorização como mulher, temos que enxergar momentos como este como oportunidades para o aprendizado”.