Menor jornal das Américas, “Vossa Senhoria” volta a circular em Minas Gerais

Nove anos após interromper sua circulação, o jornal “Vossa Senhoria”, de Divinópolis (MG), volta a ser publicado e será relançado em 20 de agosto na Festa Literária do município, distante 103 km de Belo Horizonte, quando o periódico completaria 81 anos.

A publicação que tem o tamanho de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, 200 caracteres (com espaço) em cada uma das 26 páginas (quatro delas em inglês), e esses caracteres com corpo (tamanho) 6, foi reconhecida em 2000 pelo Livro dos Recordes como o menor jornal do mundo.

“Desde o fechamento do jornal, em 2007, surgiram mais duas publicações que atualmente são menores: uma na Índia e outra na Inglaterra. Mas nas três Américas, o ‘Vossa Senhoria’ ainda é o menor jornal”, afirma a escritora e jornalista Leida Reis, que será responsável pela edição da publicação.

Criado em 1935 pelo jornalista e gráfico Leônidas Schwindt (1906-1972), em Goiás (GO), o “Vossa Senhoria” foi posteriormente publicado em Abaeté (MG), Pitangui (MG) e Belo Horizonte. Crítico do regime, o jornal combatia o governo Getúlio Vargas (1882-1954), o que acabou rendendo a prisão de seu fundador em 1955. Um ano depois, em 1956, deixa de circular.

Assim, após um período de três décadas, Dolores Schwindt, filha do jornalista, retoma a publicação em 1985, desta vez no município mineiro e o dirige até sua morte há nove anos.

Entre 1935 e 1956, com forte conteúdo político, a publicação tinha o tamanho de 9 centímetros por 6 centímetros, passando depois para dez centímetros por 7 centímetros.

Entre 1985 e 2007, com textos mais leves, o jornal publicava poemas de Adélia Prado e trazia notícias locais. No período, o tamanho da publicação foi sendo reduzido até chegar ao formato de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, que o fez ser reconhecido pelo Guinness como o menor jornal do mundo, em 2000, e que será mantido nesta terceira fase da publicação.

Após esse período, até o início da década de 2010, Dulce Schwindt, outra filha do fundador, manteve somente publicações esporádicas do jornal.

Mais do que o Twitter

O “Vossa Senhoria” de agosto de 2016 dedica seis de suas 26 páginas à retomada da publicação, com matéria da própria editora. A jornalista Luciana Otoni, de São Paulo, publica artigo sobre as perspectivas da economia brasileira para 2017.

De Nova York, a videomaker Andréa Vizeu publica reportagem sobre o movimento de brasileiros contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff nos EUA. O escritor Antônio Barreto é o “cronista do mês”.

“Estamos tentando para que a escritora Adélia Prado volte a publicar poemas no jornal”, diz Reis.

“É uma aventura. Uma aventura muito legal. Com 200 caracteres por página, temos somente um pouco mais de espaço do que o Twitter. O corpo (tamanho) 6 nem existe nos programas de texto de computadores, o mínimo é corpo 8. O louco é pensar que o jornal foi criado há 81 anos”, afirma Reis.

Com dez anos, o Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber informações com no máximo 140 caracteres, com espaço.

Portal Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui