Membros de um corpo

“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Efésios 4.1-3)

A natureza da vida cristã é comunitária. Somos alcançados pela misericórdia e graça de Deus e isso nos faz parte de Seu Reino, em que temos um lugar e uma função. Juntamente com outros que igualmente foram alcançados e incluídos, formamos uma nova comunidade para servir, amar e honrar a Deus. O apóstolo diz que devemos viver de maneira digna dessa vocação que recebemos. Portanto, precisamos aprender a viver essa nova perspectiva de vida. Não ser mais apenas um “eu”, mas apender a ser um “nós”, por razões de fé.

Para isso são necessárias algumas virtudes que precisarão ser desenvolvidas em nossa vida. Afinal, pela fé em Cristo formamos um corpo. Esta é a metáfora que Paulo usa em outra de suas cartas. Temos diferentes funções, dons e vocações, mas somos um só corpo! (1Co 12.12). Devemos ser humildes e dóceis, pacientes e aprender a suportando uns aos outros com amor. Sem essas e outras virtudes, como as relacionadas na lista do fruto do Espírito (Gl 5.22), nos tornamos um problema em meio à comunidade e não uma benção. E fomos chamados para sermos bênçãos, uns para os outros e uns com os outros!

A vida exige esforços dos mais variados tipos e a jornada espiritual também exige que nos esforcemos. “Façam todo esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”,  escreveu o apóstolo. Para vivermos essa experiência de ser parte do corpo de Cristo na história, precisaremos nos esforçar, pois muitas forças nos impelirão em outra direção. Mas lembremo-nos do chamado que recebemos em Cristo e ocupemos nosso lugar em seu corpo. Você está no seu devido lugar no corpo do qual Cristo nos faz a todos pertencer? Isso é importante. Para você e para o corpo!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui