Se dentro das pistas a briga promete pegar fogo ao receber alguns dos melhores ciclistas do ranking mundial, fora delas o destaque também é marcante. A estrutura do Santander Brasil Ride está com serviço completo aos participantes, envolvendo Suporte Neutro Shimano, com atendimento mecânico a todos os ciclistas durante a prova; lava-bike realizado pela Squirt, em que após cada etapa o atleta deixa sua bicicleta na tenda da marca e depois a retira limpa.
A vila montada pode ser considerada uma cidade para 1.100 pessoas, onde são servidas 5.400 refeições de alto padrão, sucos e sobremesas. Conta com uma estrutura gigantesca, com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas.
São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI.