Médico e prefeito de Porto Feliz (SP) apresenta protocolo com cloroquina e seus resultados

O médico e prefeito Cássio Prado. Foto: Reprodução

O prefeito Antônio Cássio Habice Prado (PTB), de Porto Feliz (SP), tem despontado como um dos principais expoentes do tratamento precoce da covid-19.

O município está situado a cerca de 100 quilômetros da capital São Paulo e tem pouco mais de 53 mil habitantes.

Foi lá que o prefeito, formado pela Universidade de São Paulo (USP), é pós-graduado em Medicina Intensiva, especialista em UTI, colocou à disposição da população o uso da hidroxicloroquina associada a outros medicamentos em unidades de saúde.

O protocolo adotado foi apresentado em uma transmissão ao vivo feita pelo YouTube, no dia 27 de junho, moderada pelo jornalista Alexandre Garcia.

Imagem: Reprodução/YouTube

A live teve a participação de outros médicos brasileiros e soma quase 2 milhões de visualizações.

O “Kit Covid-19”, entregue no estágio inicial dos sintomas do novo coronavírus, é também composto por azitromicina e ivermectina – medicamentos criticados quanto a sua eficácia.

O protocolo

A experiência, considerada de sucesso, do médico e prefeito Cássio Prado, conforme ele mesmo conta, começou no início de fevereiro, quando o serviço de saúde do município foi reestruturado.

Em março, fizemos um protocolo, reunindo os médicos da minha equipe e esse protocolo se baseou no protocolo de Madri, de Bérgamo e de Marselha. Desde o final de março, quando tivemos o primeiro caso, temos feito o tratamento precoce de todos os pacientes com sintomas leves de covid-19, com diagnóstico clínico e tomográfico“, conta.

O prefeito relata ter sido criticado no início, mas nenhum dos pacientes tratados precocemente evoluiu a tubo, respirador, UTI ou óbito. O protocolo já passou da sua 5ª versão.

Os três óbitos que tivemos (até o dia 27) na cidade são de pacientes que não fizeram o tratamento precoce. Mesmo que os pacientes evoluam para a fase dois, fica mais fácil o tratamento“, acrescenta.

Outra medida tomada foi tratar os contactantes, quem tem alguém com covid-19 em casa, com profilaxia. De aproximadamente 4.500 contactantes, ou mais, nenhum deles teria desenvolvido a covid-19.

Profissionais de saúde também são tratados com a profilaxia e, Segundo o prefeito, dois médicos que se recusaram acabaram desenvolvendo a covid-19.

Uma experiência também lembrada foi o uso de ivermectina para uma quadra de um bairro, perto de 290 moradores. Nas quadras ao redor, houve caso de covid-19, ao contrário da selecionada.

É uma experiência de sucesso. Estamos conseguindo controlar a doença. Mas há também uma procura tardia, quando a pessoa só procura o tratamento no 10º dia“, comenta o médico.

Confira a íntegra do encontro dos profissionais:

25 COMENTÁRIOS

    • São 8 hábitos pq as pessoas vão continuar a morrer durante e depois da pandemia, este é nossobciclo da vida, agora imagine se todos municípios tivessem feito o mesmo, quantas vidas teriam sido salvas.
      Não faz nem um sentido os governantes preferirem a morte da população, do que no mínimo tentar o uso do medicamento.

    • Cloroquina não funciona, foi abandonada no mundo inteiro!! Só aqui que o retarda do presidente e seus seguidores estão socando nos pacientes para ganhar dinheiro, até o Trump que tinha sociedade com produtor dessa droga teve que parar!! Ivermectina também não funciona um médico que indica para todos e usou 8 dias para tratar foi parar na UTI esses dias quase morrendo de covid-19!!

  1. Cloroquina nao tem eficácia comprovada!!!!!!!
    O que realmente deu o resultado foi a antecipação, combater a infecção na fase inicial, bloqueando o a ação do vírus.
    Azitromicina é um antiinflamatório forte e ja combate de cara, ivermectina já esta sendo usado até pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Tem uma clínica popular aqui perto de casa, que o pessoal da saúde tomou como precaução e ninguém se contaminou.
    A Cloroquina pode ser eficaz em alguns casos, em alguns organismos, depois de receita médica, caso contrário não é recomendo.

  2. A hidrocloroquina só deve ser dada no início dos sintomas. Quando o paciente está internado , já é tarde, não faz mais efeito.O vírus já dominou o organismo. O prefeito de São Paulo não sabe ? Por que estão prescrevendo para quando não faz mais efeito. Querem desmoralizar o remédio? Querem matar os pacientes?

    • no meu entender, o maior problema, no mundo todo foi a orientação da OMS. No brasil foi um desastre pois se somou a guerra da esquerda contra a direita. o presidente, com orientações de outros países falou sobre a cloroquimica e tratamento imediato com a PROFILAXIA USANDO varios medicamentos juntos com com a hidrocloroquimica. Imediatamente o pessoal da esquerda proibiu tal estratégia e só agora algumas prefeituras adotaram.a prefeitura de Porto Feliz adotou desde o inicio e salvou sua população.

  3. A hidrocloroquina só deve ser dada no início dos sintomas. Quando o paciente está internado , já é tarde, não faz mais efeito.O vírus já dominou o organismo. O prefeito de São Paulo não sabe ? Por que estão prescrevendo para uma fase em que não faz mais efeito?

  4. Vocês já se perguntaram porque nenhum Senador, Deputado, Governador, ministro do supremo, ou alguma das múmias da política Brasileira se agravou nos sintomas da Covid 19? Pensem em qual protocolo estas criaturas estão usando, tanto neles e em seus familiares? Tudo se resume em não deixar o adversário ganhar popularidade e se manter no poder, mesmo que morram pessoas de verdade. Até quando vamos nos submeter a esta falsa democracia e estes inúteis de Brasília? Acorda Brasil!

  5. Incrível o número de pessoas que foram salvas com esse protocolo e as bestas quadradas da ideologia de “ eu tenho razão” Preferem deixar as pessoas morrerem .. esse protocolo está comprovadamente eficaz! Porto Feliz está provando isso! Querem mais o que?

  6. Gostaria de conhecer alguém que tenha chegado ao hospital com corona e dito: “____não me receitem Cloroquina, não há confirmação q esse medicamento nos salva do “corona vírus” !
    Gente, se há um fio de esperança; não compreendo a negativs de alguns em fazer uso do medicamento!

  7. Quanto mais pessoas internadas, mais aparelhos respiratórios serão necessários, com isso mais oportunidade pra políticos corruptos embolsar dinheiro público na compra desses aparelhos .Isso é fato comprovado

    • Somente no município de Duque de Caxias aqui no RJ, já foram milhões roubados em compra de materiais no combate ao Covid-19. Todas as compras feitas sem licitações, desde álcool em gel, até máscaras descartáveis. Por isso, essa briga em receitar remédios que estão realmente ajudando no combate ao Covid-19, pois assim logo acabará a pandemia e perderão a oportunidade de roubar mais e mais dinheiro do contribuinte, mesmo que para isso morram algumas milhares de pessoas. Tudo em prol do dinheiro.

  8. A única prevenção é usar máscara, ter higiene e isolamento social, não tem cura nem tratamento milagroso(cloroquina, aziteominicia, remédio pra verme e piolho) Nem os Ministros da saúde do
    Bozo recomendavam !! Se algo funcionasse tão bem não estariam desenvolvendo uma cura !!

  9. TENTAR essa é a palavra. Por que não TENTAR?
    Por que foi Bolsonaro que indicou, então eu não tomo. Então morra entubado.
    Se fosse Lula que disesse isso, ai o gado esquerdista concordava, a Rede Globo anunciava de 5 em 5 minutos, o preço ia para milhares de dolares a caixa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui