Ao tomar decisões, o condutor deve estar consciente do que é dirigir e do que é trânsito, conceitos que devem ser aprendidos ainda na escola, foi uma das afirmações da especialista em medicina do tráfego Elenilma Peixoto Matos proferida na manhã de hoje (22/09), no auditório do Detran-Ba, durante o terceiro dia do ciclo de palestras da Semana Nacional de Trânsito promovida pelo órgão.
Além disso, Elenilma ressaltou a importância da avaliação física que, segundo ela, muitas vezes serve para descobrir problemas que a pessoa ainda não tem conhecimento, a exemplo de pressão alta e sopro no coração.
A abertura da palestra foi feita pela psicóloga do Detran Fernanda Reis que agradeceu à Associação Baiana de Clinicas de Trânsito (Abctran). A Abctran é uma grande parceira do órgão e temos muito a agradecer à associação pela disponibilidade das palestrantes de hoje, principalmente pelo trabalho social feito com os alunos da Escola Pública de Trânsito ao disponibilizar as avaliações médicas e psicológicas”, conclui.
Dando continuidade às palestras, às 10 horas, a psicóloga Regina Helena Cajui, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) falou sobre o controle emocional, que teve como foco a vida estressante versus o comportamento no trânsito e como sobreviver às pressões diárias. As pessoas precisam se auto conhecer e usar técnicas de relaxamento e meditação para suportar essas pressões. Um exemplo disso são àquelas que passam o dia inteiro no trabalho. Elas devem encontrar um local onde possam tirar um tempo para si mesmas, pontuou.
Amanhã (23/09), a partir das 8h30, o professor e instrutor da Academia de Polícia Militar (PM) Raimundo Carlos da Silva irá ministrar uma palestra sobre o comportamento do pedestre e o uso do cinto de segurança. Às 10 horas será a vez de Maiane Oliveira Carvalho encerrar o ciclo falando sobre a relação trânsito e saúde.
Outras atividades estarão acontecendo na sede do órgão, localizada na Avenida ACM, 7744, até o dia 24 de setembro, a partir das 8h30.
Fonte: Ascom do Detran