Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Usina Santa Maria, localizada às margens da BA-290, em Medeiros Neto, realizou a tradicional Missa de Safra para marcar o início da safra 2024/2025. O evento reuniu autoridades eclesiásticas, civis e militares da cidade e região, bem como o corpo de funcionários da empresa e a comunidade em geral.
Dr. Sérgio Queiroga, diretor agrícola da Usina Santa Maria, expressou sua gratidão durante a celebração da missa de ação de graças para a Moagem da Safra 24/25. Ele destacou a importância do evento como um momento de agradecimento a Deus e reconhecimento pelo crescimento e desenvolvimento da empresa.
“A maior importância da celebração dessa missa de ação de graças, aqui dentro da indústria Santa Maria, é reunir todos que fazem parte”, disse ele, enfatizando a união de funcionários, gerentes, diretores, fornecedores e parceiros. Ele também celebrou o sucesso da safra e o impacto positivo no desenvolvimento social da região do extremo sul da Bahia, especialmente o município de Medeiros Neto, e do Brasil como um todo.
A celebração foi conduzida pelo bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas. Durante a missa, foram feitas preces pela colheita abundante, pela segurança dos trabalhadores e pelo sucesso da produção, além de homenagens. A Orquestra 9 de Maio, representada pelo maestro Orley Silva, esteve presente.
Dr. André Queiroga, diretor industrial da Usina Santa Maria, manifestou sua gratidão aos presentes na celebração, agradecendo especialmente às pessoas das cidades de Caravelas, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Ibirapuã e Lajedão.
“Obrigado e uma boa safra para todos nós”, ressaltou, desejando sucesso a todos os envolvidos com a Usina Santa Maria e à região como um todo.
Uma das grandes novidades desta nova safra é a expansão da Usina para a produção de açúcar. Até então, apenas ocorria a produção de álcool.
Marcos Lemos, gerente de Relações Institucionais da Usina Santa Maria, destacou a importância do dia para o Grupo São Luís e para a própria usina, enfatizando a realização da missa de início de safra como um marco simbólico.
“É um momento que marca esse encontro da fé com todo o trabalho que o Grupo acredita”, expressou, ressaltando a crença da diretoria e da família Queiroga nos valores da empresa e na fé cristã. Ele considera esse evento fundamental para alinhar os objetivos da empresa e atribui a ele o sucesso alcançado pelo grupo.
As atividades da Usina, de modo geral, geram um grande impacto econômico da operação para Medeiros Neto e região: geração de empregos, renda, tributos, bem-estar social e ambiental.
Rudson Elânio, coordenador agrícola da Usina Santa Maria, ressaltou a relevância da missa para o Grupo São Luís e para a usina, mencionando a predominância da fé cristã entre os colaboradores.
“É um momento de reflexão, um momento da gente parar para refletir sobre como vamos caminhar com essa safra”, disse ele, enfatizando a necessidade de iniciar a safra com convicções alinhadas com Deus. Ele também expressou otimismo em relação à safra devido às boas condições climáticas, com a expectativa de uma produção próspera, pronta para ser colhida sob as bênçãos divinas.
Os diretores da Usina Santa Maria reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da comunidade local. A safra 2024/2025 promete ser um marco na história da empresa, com novos desafios e oportunidades pela frente.