Profissionais da rede municipal de saúde estão visitando as unidades de saúde para palestrarem sobre a implantação do MedCasa (programa de medicamento em casa).
O município aderiu à iniciativa do governo federal com a finalidade de levar remédios a pacientes, promovendo a comodidade e o acompanhamento para a efetiva utilização. Fazem parte dos medicamentos disponibilizados, aqueles prescritos para controle do diabete e da hipertensão arterial, além de anticoncepcionais do Programa de Planejamento Familiar.
Segundo a coordenadora do programa no município, Josiana Dorighetto, o MedCasa já atende cerca de 500 pacientes. “Comprovada à necessidade do uso destes medicamentos, o paciente passa a receber periodicamente em sua casa. Também recebe acompanhamento, sem qualquer custo”.
“A meta estabelecida pela administração municipal é atingir toda a população que necessita. Acreditamos na sensibilidade e no comprometimento de toda equipe para garantir o funcionamento desta importante conquista do município, que beneficia toda população que precisa de cuidados”, afirmou o prefeito Jonga Amaral.
Como requisito básico para ser beneficiado com o programa, o paciente tem que fazer um cadastro na sede do Programa Saúde da Família (PSF), de sua localidade. O próximo passo é ser visitado por um profissional da área de saúde, a fim de realizar avaliação e triagem.