As matrículas do Projovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira (13), em Ilhéus, e devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), situada na avenida Soares Lopes, nº 840, sempre das 12 às 18 horas. O programa é destinado a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. Para se inscrever, os interessados devem apresentar, no ato da matrícula, o histórico escolar, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência (todos em cópia e original). Em Ilhéus estão sendo oferecidas 200 vagas.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, o início das aulas é previsto para o dia 7 de maio, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no período da noite. O ProJovem Urbano, programa do Governo Federal, possui duração de 18 meses e nele os participantes terão a oportunidade de concluir o antigo curso ginasial (8ª série) e também de fazer uma qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, além de aulas de informática e auxílio financeiro de R$ 100,00.
O objetivo do programa é promover a inclusão social do jovem de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizado, não concluiu o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhe oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. De forma específica, a iniciativa tem como finalidade primeira proporcionar formação integral, por meio de uma efetiva associação, entre: formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; qualificação profissional, com certificação de formação inicial; e participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
O ProJovem Urbano foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. O trabalho assume também caráter experimental ao basear-se em novos paradigmas, constituindo sua proposta curricular a partir de conceitos inovadores que dão suporte à articulação entre o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, visando, sobretudo, à formação integral do jovem, considerado como protagonista de sua formação.
Segundo o governo federal, ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional. Nessa perspectiva, após o curso, espera-se que o jovem passe a ser capaz de afirmar sua dignidade como cidadão, trabalhador e ser humano; utilizar a leitura e a escrita, assim como outras formas contemporâneas de linguagem, para se informar e aprender, expressar-se, planejar e documentar, além de apreciar a dimensão estética das produções culturais.