Mark Zuckerberg, fundador da Meta, tem no Havaí uma propriedade que inclui características bastante incomuns, como um bunker subterrâneo com uma porta de metal preenchida com concreto. Segundo o site da Forbes, a descoberta foi feita pela revista “Wired”, para a qual também chamou atenção uma coleção de 11 casas na árvore conectadas por pontes de corda, uma infraestrutura de segurança extrema e sistemas de abastecimento próprios. O bunker éseroa avaliado em R$ 1,3 bilhão.
De acordo com a publicação, o relatório da Wired destaca que o complexo de Zuckerberg é composto por cerca de 12 edifícios, onde há diversas unidades para hóspedes, e estruturas relacionadas à agricultura e criação de gado.
Conforme a Forbes, as estruturas residenciais principais são duas mansões, que, segundo relatos, abrigarão uma “academia, piscinas, sauna, banheira de hidromassagem, lagoa fria e quadra de tênis”. No entanto, a construção mais intrigante da residência de Mark Zuckerberg pode estar abaixo do solo.
Ainda segundo o site, os planos mostram que as duas residências principais “serão conectadas por um túnel que se ramifica em um abrigo subterrâneo de 5.000 pés quadrados”, de acordo com a Wired. O bunker, segundo relatos, incluirá espaços habitáveis, salas para equipamentos mecânicos e uma escotilha de fuga. A porta do espaço será semelhante àquelas encontradas em abrigos antiaéreos e preenchida com concreto.
Fontes também informaram à publicação que o complexo será totalmente autossuficiente, com um tanque de água de 18 pés de altura e sistema de bombeamento, além de extensa produção de alimentos já em andamento na propriedade.
A Wired relata que centenas de trabalhadores são transportados para dentro e para fora da propriedade e ficam proibidos de compartilhar qualquer informação sobre os projetos em que estão trabalhando, tirar fotos ou até mesmo se comunicar com outras equipes no local.
Fonte: Bahia.ba