Maria Quitéria se elege presidente da UPB com João Bosco de 1º tesoureiro

Maria Quitéria (PSB), 34 anos, prefeita de Cardeal da Silva, foi eleita presidente da UPB (União dos Prefeitos da Bahia) pela chapa Unidos pelo Municipalismo. A eleição aconteceu na tarde do dia 23 de janeiro e a presidente se torna a primeira mulher eleita depois de 48 anos da entidade, tornando-se a 25ª presidente da UPB.

Quitéria teve 207 votos, contra 141 do seu adversário, o prefeito Wilson Cardoso, de Andaraí. 4 votos foram nulos, em um total de 348 votantes. Aptos para votar estavam 404 prefeitos. Maria Quitéria já foi vice- presidente Institucional da UPB no período de 2011/2012 e foi reeleita prefeita de Cardeal da Mota.

À frente da entidade, Maria Quitéria promete que dará continuidade ao trabalho iniciado na UPB pelo presidente Luiz Caetano. “Conseguimos aproximar os órgãos fiscalizadores dos gestores, como o TCM e o TRE. Levantamos importantes bandeiras em Brasília, lutamos por recursos contra a seca, simplificamos a burocracia para adesão de convênios com o governo do estado, entre outras lutas”, disse.

Quitéria afirmou que vai intensificar o trabalho de diálogo com os deputados e senadores em busca da reforma tributária, de mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal, por aumento nos repasses do FPM e do ICMS e pela derrubada do veto presidencial à distribuição dos royalties do petróleo. “No cenário municipal vamos implantar na UPB a plataforma de informações municipais, e firmar parcerias estratégicas com universidades, órgãos governamentais e entidades privadas para capacitar os gestores públicos e suas equipes”, discursou.

Componentes da chapa

Presidente: Maria Quitéria – prefeita de Cardeal da Silva

Vice-presidente: Bonifácio – prefeito de Rui Barbosa

1º tesoureiro: João Bosco – prefeito de Teixeira de Freitas

2º tesoureiro: Isaac – prefeito de Juazeiro

1º secretário: Zenildo Bradão – prefeito de Lafayete Coutinho

Apoiadores da chapa

Luis Caitano, ex-presidente da UPB, Rui Costa. secretário Estadual da Casa Civil; César Lisboa, secretário Estadual de Relações Institucionais; os deputados federais Josias Gomes, João Leão, Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Daniel Almeida, Zé Rocha, Alice Portugal; e os deputado estaduais Luisa Maia, Bira Coroa, Kaka Leão, Maria del Carmem, Neuza Cadore, Rozenberg Pinto e Angêla Sousa.

Extremo Sul

A região do Extremo Sul está representada na diretoria da UPB, já que o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, foi eleito primeiro tesoureiro na chapa comandada por Maria Quitéria. A vitória da chapa Unidos pelo Municipalismo já era esperada, pois vários apoios importantes foram assegurados a ela. Coordenados pelo presidente Jadson Ruas, a APES (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul), por exemplo, garantiu à presidente eleita os 21 votos da região.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui