“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Aprender de Jesus: é essa a dinâmica que caracteriza a espiritualidade cristã. É mais que frequentar o templo ou participar de liturgias. As características de Jesus surpreendem. Ele é o Filho de Deus, Senhor dos senhores, mas é humilde e manso. Mesmo sendo pobres e fracos como somos, somos orgulhosos e bravos. Há muitas mundanas necessárias a nós. O que encanta nos que estão sendo transformados na Escolha de Jesus não é o brilhantismo, o talento maravilhoso ao fazer alguma coisa. Coisas que tanto nos chamam a atenção! Não que essas cosias sejam sem valor, mas não são elas o que definem a formação oferecida por Cristo. A Escola de Jesus recebe e transforma a vida de pessoas cultas e letradas como o apóstolo Paulo e pessoas simples e do povo como o apóstolo Pedro. Elas continuam tendo talentos e aptidões próprias, mas o coração fica parecido, recebe as mesmas marcas. O que Jesus ensina é o mesmo para todos.
“Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração”. Essas não são as únicas características do coração de Jesus mas, se Ele as destacou ao fazer o convite para Sua Escola é porque são muito importantes. Enquanto normalmente as nossas escolas nos diferenciam, tornado uns maiores que outros, mais importantes que outros, a de Jesus nos aproxima, nos iguala, nos ajuda a superar as ilusões da posses e poderes dessa vida. Crescemos em mansidão e humildade. Na Escola de Jesus cresceremos em amor. E o amor não caminha pela estrada do poder, do orgulho, da vaidade. Na Escola de Jesus aprenderemos a ser pacificadores, pois Jesus é o Príncipe da Paz (Is 9.6) e, segundo Ele, os pacificadores serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9). Na Escola de Jesus aprendemos que os mansos herdarão a terra (Mt 5.5). Não é essa a nossa lógica, mas é assim o ensino de Jesus. Quando nos matriculamos na Escola de Jesus vivemos o desafio diário de crer.
A humildade é indispensável na Escola de Jesus, pois ela forma servos. Sem humildade não seremos servos. Em lugar de servir, nosso desejo será outro e desejaremos vencer, superar, estar com a razão, ter a última palavra. Na mesa da vida, ambicionaremos o melhor lugar, a grandeza. Mas nela nosso Mestre, tomando a toalha e a bacia, se fez Sevo de todos. E Ele nos pergunta: vocês entenderam o que fiz? (Jo 13.12). E enquanto não entendermos, não poderemos seguir para a próxima lição. Entender, na Escola de Jesus, só é possível depois de obedecer. Não é possível entender para o obedecer. É preciso obedecer para entender. É diferente do que estamos acostumados. Pela fé, porque o Mestre falou, obedecemos. E ao obedecer, entendemos. Deixe as lições do Mestre transformarem você. Você acabará por se tornar alguém que sempre desejou ser, mas nem sabia!