Mansidão e humildade

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Aprender de Jesus: é essa a dinâmica que caracteriza a espiritualidade cristã. É mais que frequentar o templo ou participar de liturgias. As características de Jesus surpreendem. Ele é o Filho de Deus, Senhor dos senhores, mas é humilde e manso. Mesmo sendo pobres e fracos como somos, somos orgulhosos e bravos. Há muitas mundanas necessárias a nós. O que encanta nos que estão sendo transformados na Escolha de Jesus não é o brilhantismo, o talento maravilhoso ao fazer alguma coisa. Coisas que tanto nos chamam a atenção! Não que essas cosias sejam sem valor, mas não são elas o que definem a formação oferecida por Cristo. A Escola de Jesus recebe e transforma a vida de pessoas cultas e letradas como o apóstolo Paulo e pessoas simples e do povo como o apóstolo Pedro. Elas continuam tendo talentos e aptidões próprias, mas o coração fica parecido, recebe as mesmas marcas. O que Jesus ensina é o mesmo para todos.

“Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração”. Essas não são as únicas características do coração de Jesus mas, se Ele as destacou ao fazer o convite para Sua Escola é porque são muito importantes. Enquanto normalmente as nossas escolas nos diferenciam, tornado uns maiores que outros, mais importantes que outros, a de Jesus nos aproxima, nos iguala, nos ajuda a superar as ilusões da posses e poderes dessa vida. Crescemos em mansidão e humildade. Na Escola de Jesus cresceremos em amor. E o amor não caminha pela estrada do poder, do orgulho, da vaidade. Na Escola de Jesus aprenderemos a ser pacificadores, pois Jesus é o Príncipe da Paz (Is 9.6) e, segundo Ele, os pacificadores serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9). Na Escola de Jesus aprendemos que os mansos herdarão a terra (Mt 5.5). Não é essa a nossa lógica, mas é assim o ensino de Jesus. Quando nos matriculamos na Escola de Jesus vivemos o desafio diário de crer.

A humildade é indispensável na Escola de Jesus, pois ela forma servos. Sem humildade não seremos servos. Em lugar de servir, nosso desejo será outro e desejaremos vencer, superar, estar com a razão, ter a última palavra. Na mesa da vida, ambicionaremos o melhor lugar, a grandeza. Mas nela nosso Mestre, tomando a toalha e a bacia, se fez Sevo de todos. E Ele nos pergunta: vocês entenderam o que fiz? (Jo 13.12). E enquanto não entendermos, não poderemos seguir para a próxima lição. Entender, na Escola de Jesus, só é possível depois de obedecer. Não é possível entender para o obedecer. É preciso obedecer para entender. É diferente do que estamos acostumados. Pela fé, porque o Mestre falou, obedecemos. E ao obedecer, entendemos. Deixe as lições do Mestre transformarem você. Você acabará por se tornar alguém que sempre desejou ser, mas nem sabia!

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui