Major Denice anuncia implantação da Ronda Maria da Penha em Teixeira

A comandante da Ronda Maria da Penha se formou em 1995, pela primeira turma com mulheres da PMBA. Ela se tornou a 2ª mulher da Bahia a ter a patente de major, a maior patente feminina

Major Denice conduziu a palestra sobre a temática. Fotos; Elizeu Portugal/OSollo

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, uma audiência pública marcou a implantação da Ronda Maria da Penha (RMP) no município de Teixeira de Freitas.

A palestrante foi a major PM Denice Santiago Santos do Rosário, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, em Salvador e referência em mais 14 outros municípios do interior.

A Major Denice Santiago

Segundo major Denice, a implantação traz a esperança de uma modificação cultural, traz conhecimento e uma nova forma de atuação policial. A ação inspira todo o Extremo Sul para que as famílias se mantenham plenas.

É uma tropa especializada contra a violência de gênero. A maioria das ligações para o 190 estão atreladas à violência contra a mulher. O Governo do Estado não poderia deixar passar esse dado. A RMP vai atuar especificamente nesses casos“, explicou a comandante.

Representantes do executivo, legislativo e judiciário acompanharam o evento

Representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário acompanham a explanação da forma como o serviço irá atuar na área da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar/Teixeira de Freitas (CIPM).

O comandante da 87ª CIPM, major Silvio Nunes, esclareceu que o serviço é especializado, mas não isolado, atuando em uma rede de proteção.

O comandante da 87ª CIPM, major Silvio Nunes

As medidas protetivas são concedidas, a rede toma conhecimento e, a partir daí, são iniciadas ações para que se efetive. Nós vamos destinar policiais do nosso efetivo exclusivamente para isso“, disse o major.

O objetivo principal da unidade, a ser instalada no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), é atender mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada e contará com viatura personalizada, equipe multidisciplinar, visitas diárias, rondas nos bairros, acompanhamento a audiências judiciais e prisões se necessárias.

O secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Souza

O secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Souza, ressaltou a relevância de todas as medidas contra a violência, em especial, contra a mulher. Segundo ele, “a RMP vem através de uma parceria com o município e o prefeito Temóteo deu carta branca para que todo o apiio seja dado para as melhorias“.

A Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica), Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública são parceiros da iniciativa.

Breve histórico

Criada em 8 de março de 2015, a Operação Ronda Maria da Penha começou no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde fica a sede da unidade na capital baiana, e já expandiu a atuação para as cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi e Barreiras.

Projeto de lei do legislativo previa medidas voltadas para a mulher

Em Teixeira de Freitas, os vereadores Wildemberg Guerra, o Sargento Berg, e Erlita Freitas elaboraram um projeto de lei que versava sobre a temática em 2016 e que foi aprovado.

Em julho deste ano, durante a visita do comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, na inauguração da nova sede da 87ª CIPM, a RMP foi enfatizada dentre as intenções de implantação no município, vindo posteriormente o anúncio.

A mesa ficou disponível para questionamentos

Recentemente e atrelado a isso, o Sargento Berg comunicou uma indicação ao Executivo de fortalecimento dos recursos humanos do Cram. “Nessa audiência, é importante que a população participe para que a RMP se torne mais efetiva“, disse.

A vereadora Erlita Freitas não compareceu à audiência em razão do falecimento de seu pai, o senhor Benedito Procópio de Freitas, na madrugada desta quarta-feira, 28 de agosto.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui