Mais segurança na pista de pouso pode incrementar turismo aéreo

Foto: divulgação
Na última terça-feira (22/03), o prefeito de Porto Seguro Gilberto Abade se reuniu com empresários e pilotos de ultraleves na Escola de Pilotagem Sky Dream que fica localizada na Praia do Mutá, Orla Norte da cidade. Durante o almoço, que foi oferecido pelos anfitriões Deusa e Edson Sampaio, os pilotos e usuários da escola solicitaram ao prefeito a retirada da rede de alta tensão que localizada do lado contrário à cabeceira da pista de pouso e que está causando insegurança durante a decolagem e o pouso de ultraleves. A sugestão é fazer a instalação subterrânea, idéia esta que foi prontamente aceita pelo prefeito que pediu agilidade no processo de retirada da rede alta ao responsável pelo setor.

Com a retirada dos fios da rede alta, a pista que está atualmente com 400 metros passa para aproximadamente 500 metros, pois, segundo Edson Sampaio, proprietário da Escola de Pilotagem, a cabeceira não tem obstáculos. Essa necessidade de uma pista maior é decorrente do avanço dos ultraleves que até pouco tempo não tinham as performances que tem atualmente. Os ultraleves mais antigos eram menores e mais leves, com velocidade mais baixa não exigiam uma pista muito comprida, com 100 metros se fazia uma decolagem. Com a tecnologia bem mais moderna e avançada, o ultraleves hoje estão cada vez maiores, com mais velocidade e consequentemente, fazendo-se necessária pista mais longa.

João Carlos Xavier, instrutor teórico e médico responsável pelos exames iniciais para piloto da ABUL – Associação Brasileira da Ultraleves, ressaltou que muitos pilotos, de todos o lugares do Brasil, já deixaram de pousar na pista do Mutá devido a insegurança que os fios causam em alguns pilotos: “ O piloto precisa ser muito bom para poder enfrentar uma situação como essa, e preferência formado na Sky Dream (risos)”.

Porto Seguro entrará na disputa do ENU

Com o aumento da pista, a intenção da escola é trazer para Porto Seguro o Encontro Nacional de Ultraleves – ENU que só pode ser solicitado dois anos antes do encontro. Para isso, é necessário um projeto que apresenta toda a infraestrutura do local. O projeto concorrerá com demais cidades de todo país que participam do Encontro.

Todos os anos o ENU acontece em cidades diferentes; cerca de trezentas aeronaves comparecem ao evento. “Os prefeitos e secretários de turismo vão até o evento e apresentam o projeto, mostram o que a cidade tem e concorrem com as demais. O intuito é incrementar o turismo nesse setor em Porto Seguro”, diz Edson Sampaio.

Luigi Rotunno, General Manager do Resort La Torre, ressalta a importância do Fly Club à cidade de Porto Seguro: “O flyclub atrai um público de classe “A” que dá um valor a cidade. Porto Seguro precisa de um aeroporto alternativo para voos pequenos em casos de emergência. A nível turístico, os eventos aéreos podem vir a ser uma opção permanente da divulgação turística da cidade, pois o flyclub é aberto o ano inteiro”.

O Prefeito Gilberto Abade que se diz um “apaixonado” por voos de ultraleve entendeu a necessidade dos pilotos e se colocou, prontamente, a disposição para resolver a situação da pista. Solicitou agilidade no setor de infraestrutura e obras.

“Vejo nos ultraleves um incremento a indústria do turismo. A autorizo de imediato a retirada da rede alta e colocação da parte subterrânea. Quero lembrar a vocês que fiz um projeto para o empresariado (hoteleiros) onde reduzi o ISS de 5% para 3% . A taxa tributária nesse país já é muito alta, eu sei disso porque também sou hoteleiro. Com esses 2% o empresário poderá fazer mais folders para divulgar o hotel, realizar mais viagens, e consequentemente, divulgar o destino”, afirmou o prefeito Abade.

O Sky Dream é uma escola regularizada onde o aluno poderá fazer os cursos de CPD (Certificado de Piloto Desportivo), onde o piloto só poderá voar dentro do próprio sítio e CPR (Certificado de Piloto de Recreio). No caso do piloto com CPR, esse poderá realizar voos longos, ou seja, para qualquer parte do país. No primeiro caso a duração é de 20h, e no segundo 35h. As aulas acontecem três vezes por semana e tem as partes teóricas e práticas. A Sky Dream está localizada na Praia do Mutá, BR 367, Porto Seguro – BA.

Fonte: Jerusa Brandão/Mídia Mutá

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui