A 5ª edição do Salão de Turismo iniciou o segundo dia de atividades na quinta-feira, 27 de maio, com uma expectativa de público ainda mais otimista: 120 mil pessoas são esperadas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, durante os cinco dias de evento. No estande de Porto Seguro, o trabalho foi intenso e estima-se que mais de 5.000 pessoas passaram pelo local, recebendo material gráfico do destino e aproveitando os atrativos da pintura indígena e dos tererês.
De acordo com o Prefeito de Porto Seguro, Abade, a cidade está se reposicionando no mercado turístico nacional e internacional. “Participamos de importantes feiras em 2009, o que culminou com o melhor verão dos últimos tempos. Estamos mostrando nossas belezas e atraindo novos turistas para Porto Seguro”, comentou o prefeito, lembrando que o destino conta com um estande de cem metros quadrados e mais um espaço destinado aos indígenas da Aldeia Velha e Imbiriba, que estão mostrando sua cultura e comercializando seu artesanato.
“Temos que agradecer demais ao Prefeito Abade, pois ele ajudou a comunidade indígena a estar aqui. Os outros prefeitos nem nos recebiam, mas Abade já era nosso amigo antes de ser prefeito”, disse Arnã Pataxó.
No espaço indígena, o Prefeito Abade estabeleceu contatos com representantes da União de Indústria, Comércio e Cultura Brasil-China. As diretoras Carolina G. Wu e Linda G. Wu se mostraram muito interessadas em conhecer Porto Seguro e obter mais informações sobre a cultura e o artesanato indígena. “Vamos avaliar o material e verificar a possibilidade de comprarmos para comercialização na China”, afirmou Carolina.
Ainda na quinta-feira, o prefeito Abade, o secretário de Turismo, Guto Jones, e a superintendente do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, Patrícia Martins, tiveram encontros com o novo secretário de Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm, a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, e o ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. O tema das conversas foi o São João da Bahia, que promete inovar e valorizar a cultura de Porto Seguro
Resultados
Para o empresário Kleber Lage, da Taipe Turismo, as ações de promoção de Porto Seguro são importantes para a cidade. “Trabalho há anos no turismo e nunca tinha visto ações como estas que estão sendo realizadas desde o ano passado. Todo este esforço conjunto já se reflete no movimento turístico”, comentou o empresário.
Nesta sexta-feira, 28 de maio, o exemplo de sucesso das ações de promoção de Porto Seguro em parceria com os empresários será apresentado em uma mesa de debates sobre as práticas de gestão nos 65 destinos indutores, dos quais Porto Seguro é integrante. A palestra será ministrada por Patrícia Martins, superintendente do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro