Pelo menos 46 imigrantes foram encontrados mortos dentro de um caminhão na segunda-feira, 27 de junho, em San Antonio, no estado norte-americano do Texas, disse o governador do estado, Greg Abbott, sobre um dos mais recentes incidentes envolvendo mortes na fronteira dos Estados Unidos com o México.
O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, publicou no Twitter que a asfixia dos migrantes no caminhão é considerada uma “tragédia no Texas”, e disse que o consulado local estava a caminho do local, embora as nacionalidades das vítimas não tenham sido confirmadas.
Segundo informações, o governador Greg Abbott afirmou que são 42 mortos. O Corpo de Bombeiros, porém, relatou que encontrou 46 corpos empilhados no interior do veículo.
Outras 16 pessoas foram encontradas vivas no baú do veículo e levadas a hospitais da região, segundo dirigentes do governo local. Conforme os bombeiros, 4 dos sobreviventes são crianças.
O caminhão foi encontrado próximo aos trilhos da ferrovia em uma área remota na periferia sul da cidade, informou a emissora local KSAT.
Segundo a vereadora Adriana Rocha Garcia, que representa o Distrito 4 de San Antonio, outras 16 pessoas foram levadas ao hospital.
Compilação: CNN Brasil e G1