O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, nesta terça-feira, 17 de dezembro, o apoio à pré-candidatura do presidente da sigla no estado, Otto Alencar, para o Senado Federal. A vaga compõe a chapa majoritária encabeçada pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, do PT.
Mais 150 prefeitos, 100 ex-prefeitos e 400 vereadores baianos, além dos membros do PSD e do PT, lideranças políticas dos partidos da base do governo Jaques Wagner, secretários de governo, lideranças políticas do interior baiano e presidentes de diretórios do PSD da Bahia, participaram do ato realizado na sede de União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador.
Do extremo-sul do estado, a prefeita Cláudia Oliveira, de Porto Seguro, uma das primeiras a se filiar ao partido, em 2011, foi a única a falar representando os demais gestores. “A expectativa é a melhor possível e várias lideranças do PSD já haviam sinalizado, por diversas vezes, o desejo de apresentar Otto Alencar como opção para manter a aliança, iniciada em 2010. Nosso vice-governador é um dos quadros fortes do governo, sendo uma das lideranças políticas mais conhecidas em toda a Bahia”.
Muito aplaudida, a fala da prefeita de Porto Seguro foi seguida pelo vereador Paulo Brasil, de Eunápolis, que se pronunciou na condição de representante das regiões baianas. Ele destacou o nome de Otto “como peça-chave para que os petistas construam com mais facilidade o caminho para o êxito no ano que vem”. Muito eloquente, o discurso de Paulo Brasil chegou a ser citado pelo vice-governador, Otto Alencar.
PROJETO POLÍTICO
As lideranças do extremo-sul da Bahia, encabeçadas por Robério Oliveira, duas vezes prefeito de Eunápolis, foram recepcionadas pelo anfitrião do encontro, Otto Alencar, que abriu a cerimônia sem disfarçar a emoção. “Aqui temos muitos guerreiros, temos homens e mulheres que vão para a campanha com coragem, força e vontade de lutar. Vamos à vitória”, conclamou Otto.
Rui Costa definiu o ato como a oficialização da união entre os dois maiores partidos da base de Wagner, como a celebração de um projeto político, do respeito e do trabalho. “Hoje é o dia de dar o segundo passo para definir a chapa majoritária. Estar ao lado de Otto é estar ao lado de um amigo, de um homem trabalhador, que dedica a vida para cuidar da nossa gente”, disse Rui.
Já o governador Wagner se mostrou otimista com a dupla Rui e Otto. “O primeiro representa a antiga caminhada do PT e o segundo, uma caminhada de outro agrupamento político que a gente une. Eu acho que essa união é que fortalece muito. Eu acho que Rui está muito preparado, fez a articulação política no primeiro mandato, fez gestão no segundo mandato… Otto tem uma capilaridade muito grande, tem clareza do que a Bahia precisa, então, eu me sinto interiormente tranquilo”, definiu. A previsão do anúncio do nome do vice é pra depois do Carnaval.
APOIO DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Além da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o ex-prefeito Robério Oliveira, também foram hipotecar o apoio à aliança PSD e PT, o vice-prefeito de Porto Seguro, Beto do Axé Moi, o presidente da Câmara de Porto Seguro, Paulo Onishi, os vereadores Corea da Farmácia , Hélio Brasil, Evair Fonseca, Luiz André, Nilsão, Cido de Pindorama, Danilo Suprilar, Léo da Ceia, Ditão do Arraial e Bené do Arraial. De Eunápolis estavam presentes os vereadores: Paulo Brasil, Zé Pelanca, Tó do Cavaco, Ubaldo Suzart, Gildair da Telha Sul e Nádio da Roni, além do secretário de educação de Porto Seguro, Miguel Balejo , ex-vereadora de Eunápolis, Carmem Lúcia , professor José Carlos da Auto Escola, presidente do PSD de Eunápolis, Ronivaldo Silva, Jairo Júnior da saúde, Agnelo Júnior, presidente do PSD de Santa Cruz Cabrália.