Maio Vermelho: ações de conscientização e prevenção do câncer de boca são realizadas nas UBS

Maio Vermelho: ações de conscientização e prevenção do câncer de boca são realizadas nas UBS
Maio Vermelho: ações de conscientização e prevenção do câncer de boca são realizadas nas UBS. Foto: Ascom

Dentistas e suas ASB (auxiliares de saúde bucal) realizaram palestras nas UBS (Unidades de Saúde Bucal) em Teixeira de Freitas. A ação é uma alusão ao maio vermelho, mês de conscientização à prevenção do câncer de boca. As unidades básicas de saúde de Teixeira de Freitas estão realizando diversas ações durante todo o mês de maio, são palestras, rodas de conversa, distribuição de kits de higiene bucal e material educativo.

O câncer de boca é uma neoplasia maligna que afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. O Brasil é o terceiro país com maior número de casos de câncer de boca de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 15 mil casos por ano.

De acordo com a dentista dra. Luiza Setsuko Miyagawa, o câncer de boca em seu estágio inicial é indolor, o que dificulta na identificação. Anormalidades podem ser identificadas durante a consulta com dentista, as unidades básicas de saúde são a porta de entrada para consultas odontológicas. O paciente que não tem acesso a dentista na UBS do seu bairro deve procurar atendimento em outra unidade de saúde próxima.

Maio Vermelho: ações de conscientização e prevenção do câncer de boca são realizadas nas UBS

O dr. Marco Hiran Azevedo Pereira é ortodontista e coordenador do CEO, Centro Especializado Odontológico (CEO), ele explica como é feito o diagnóstico do câncer de boca e como funciona o tratamento:

“O dentista avalia os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho bucal. Caso seja identificado qualquer tipo de lesão suspeita o paciente é encaminhado para o CEO (centro especializado odontológico) onde o estomatologista irá fazer a biopsia, dependendo do resultado que é obtido na biópsia o paciente poderá ser encaminhado para o hospital municipal ou para a UNACON, onde o paciente passará por tratamento adequado.”

Contra o câncer de boca, a melhor arma é a prevenção, esteja sempre atento à sua saúde bucal, se notar qualquer anormalidade como manchas, feridas que não saram ou outras anomalias procure imediatamente atendimento na UBS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui