Confira o manifesta na íntegra
A família maçônica portosegurense, através das Lojas Força e União de Porto Seguro / Gob-Goeb (Centro) e Obreiros do III Milênio / Gleb (Fontana I), face à inconteste realidade em que se encontra exposta Porto Seguro ante a crescente ação nefasta de marginais que diuturnamente vem agindo em todos os quadrantes do município, toma a liberdade de publicamente expor sua visível preocupação com essa cruel situação de risco que a comunidade encontra-se exposta.
Cremos no profícuo trabalho das autoridades e dos profissionais competentes e em seus órgãos e setores; os apoiamos em suas decisões e tarefas de combate ao crime, respeitando suas ações e estratégias que visem sobremaneira a melhoria da segurança de todos. Mas, neste momento, nos incomodamos com a possível disritmia que permeia nos lares e ruas, resultante do medo que se espalha a cada dia diante desse quadro.
Outrossim, entendemos também que segurança não é apenas e tão somente responsabilidade das polícias (ou dos vários órgãos e atividades que compõem essa cadeia), e sim fruto de um criterioso envolvimento da sociedade com seus representantes; resultado de processo educativo e sistemático que nasce nas famílias, nas escolas, produzindo resultados que visem dignificar e valorizar o ser humano como um todo. Comungamos a idéia participativa de atenção às políticas de organização e desenvolvimento urbanos. Enxergamos a importância da participação ativa do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Executivo e Legislativo Municipais enquadrando uma linguagem única e clara, com objetivos voltados para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Clamamos assim, por uma sintonia entre as polícias, entre os poderes, entre os departamentos, conjuntamente com a sociedade. Não se torna possível eximir responsabilidades nem distinguir ou distanciar funções. Quando todos têm desenhadas as próprias atribuições se torna mais plausível e eficaz a prática das tarefas e do papel a cumprir, em uníssono.
Por certo, a recente chegada de novas lideranças a comandos estratégicos como a vinda do Cel. Paulo Faustino, comandante do 8º BPM, e do Dr. Eriosvaldo Renovato Dias, delegado chefe da DPF/PSO/BA, traz novos conceitos e renovam nossas esperanças de que, a curto prazo, surjam eficazes soluções que amenizem tais estatísticas. Destarte, queremos através deste manifesto, convidar toda a sociedade a empenhar-lhes e a todos os demais encarregados e seus contingentes, um velado apoio, e, como nós, nos irmanarmos e prontificamo-nos a colaborar dentro das nossas possibilidades e naquilo que nos for solicitado, afim de que tenhamos o retorno da paz e da tranquilidade a cada lar em nosso município.
Porto Seguro, 19 de maio de 2010.
Lojas Maçônicas Força e União de P Seguro e Obreiros do III Milênio
Fonte: P S Rosseto