“E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.” (Mateus 5.15)
Cada coisa em seu devido lugar. Já ouviu essa expressão? Ela nos transmite a ideia de que há uma ordem, um lugar a apropriado para cada coisa. Será que há também para cada pessoa um lugar apropriado? Crianças, pobres, mulheres e negros já estiveram no centro desta questão, sendo considerados seres de posição inferir, portanto devendo ocupar um lugar inferior. Um tipo de compreensão sobre “cada pessoa em seu lugar” bastante contrário ao espírito cristão. Jesus está falando neste trecho do Sermão do Monte sobre sermos sal e luz e diz que devemos estar no lugar apropriado, como uma candeia (lamparina) que é colocada no lugar apropriado para iluminar. Há um lugar apropriado para mim e para você. E não é o lugar que o mundo nos coloca, mas o lugar que Deus deseja que ocupemos.
O “lugar apropriado” pode envolver um local ou posição para ocuparmos na vida, na sociedade, mas certamente envolve nosso modo de agir, a maneira como estamos vivendo nossas vidas. As pessoas podem nos colocar em determinados lugares por nos verem ou nos tratarem de determinada forma. Mas o que realmente conta, o que importa, é o lugar em que nós mesmos nos colocamos pelo modo como nos vemos e nos permitimos viver a vida. A vontade de Deus para todos nós é que nossa vida tenha valor verdadeiro e singular. Temos uma contribuição a dar para a história (ainda que no sentido mais restrito possível – a nossa própria história), mas não a daremos se não estivermos ocuparmos o lugar apropriado, se não discernirmos o modo apropriado de viver, se não compreendermos o que dá real valor à nossa vida. E para isso precisamos participar da vontade de Deus.
Estamos vivendo segundo a vontade de Deus? Esta é uma questão muito pessoal, embora possa envolver aspectos comuns a todos nós. Deus quer que todos vivam em amor, amando a Ele sobre tudo e ao próximo como somos amados por Ele. Mas há aspectos particulares, que dizem respeito exclusivamente a cada um de nós. Como você tem usado seus recursos, sua posição, sua influência e as oportunidades que tem tido? Como tem usado seu tempo e seus talentos? Você está no lugar apropriado? O chamado de Deus para nós não é para que brilhemos nos sentido de atrair a atenção, ficar famoso. Mas para que iluminemos e Deus seja honrado. Se sua vida iluminar a de outros, sua vida honrará a Deus. E estiver vivendo de maneira a honrar a Deus, certamente sua vida está iluminando a de outros. Ocupe o seu lugar. Não qualquer lugar, mas o lugar apropriado!