Na noite da última segunda-feira (23), o auditório do Espaço D, em Teixeira de Freitas, teve a honra de ser palco de uma palestra de um dos mais renomados especialistas em avaliação de aprendizagem escolar, o doutor em Educação e professor Cipriano Carlos Luckesi. Mais de 100 educadores prestigiaram a palestra intitulada “Avaliação em Educação: parceria para o ensino escolar bem-sucedido”.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Secretaria de Educação e Cultura, e teve, como abertura, a apresentação dos estudantes da Escola Municipal Alcenor Alves Barbosa, que encantaram todo público presente.
O secretário de Educação e Cultura Hermon Lopes de Freitas, na ocasião, agradeceu a presença de todos e, atentando a importância da palestra, destacou: “a educação como construção, implica na relação que se estabelece entre saberes e fazeres e a complexidade que é o processo de educar”, assim finalizou Hermon.
Durante palestra, Luckesi demonstrou vários conceitos de “Avaliação”, tendo como objetivo informar, orientar, alerta, conscientizar e proporcionar um olhar mais amplo sobre a maneira de avaliar os nossos educandos, forma na qual os educadores deveriam se portar, avaliando (durante o processo de ensino aprendizagem, na aplicação de provas, trabalhos…).
Falando ainda, contou ter sido multirepetente, repetindo o 3º, 4º e 5º ano. Segundo ele essa situação contínua de repetência, só mudou quando seu professor de língua portuguesa, decidiu cuidar dele e de seus colegas, dizendo: “se vocês forem bem cuidados, não serão mais rependentes, eu vou cuidar de vocês”.
“E assim eu nunca mais repeti de ano, pois se aprendermos a ler e escrever, o resto vem. Eu aprendi”, completou Luckesi a respeito de suas experiências como estudante. Ainda muitas outras histórias e experiências foram contadas, o que prendeu o público de educadores e convidados até o final de sua palestra.
Comunicativo e simpático ele por final abriu ao público perguntas e disponibilizou seus contatos, abrindo assim um canal de diálogo contínuo por meio dos endereços de email (ccluckesi@gmail.com) e blog (luckesi.blogspot.com).
Dentre suas contribuições, deixou um alerta aos educadores, atentou para o mal-uso de frases como: “Vocês tomem jeito… vocês vão ver… vocês não vão passar… a prova está chegando…”. Segundo Luckesi tudo fica no subconsciente dos estudantes e isso reflete durante a avaliação pôs o ato de avaliar não é “ameaçar ninguém, o conhecimento é muito amplo, não dá para ensinar tudo”.
Finalizando a sua explanação aos educadores o professor, cita que “o recurso da reprovação, não existe em sistemas escolares de países que efetivamente investem na qualidade da aprendizagem”, fazendo assim uma reflexão do modo de avaliação existente em nosso País.