Luciana Machado: a primeira mulher a governar Nova Viçosa

“Os nossos maiores desafios serão limpar o nome da prefeitura e reconstruir a saúde do nosso município” – Luciana

Foto: Divulgação

Nova Viçosa é um município localizado no extremo sul baiano que tem uma população estimada em 43.783 pessoas, segundo o IBGE, sendo a 3ª maior da sua região. Atualmente, possui um eleitorado composto por 31.982 pessoas, conforme o TSE.

Os números são altos – e ainda nem chegamos a mencionar sua área territorial de 1.316,379 km², que engloba grandes distritos como Posto da Mata, às margens da BR-101, Helvécia e Argolo, e outras comunidades. Sem falar também em seu litoral de tirar o fôlego, referência turística em todo o estado.

Governar um município com tais dimensões foi tarefa exclusivamente masculina durante quase seus 60 anos de emancipação política. Mas isso mudou com o resultado das últimas eleições municipais.

Ao todo, Nova Viçosa teve 199 candidatos aptos em 2020, sendo apenas 32,7% mulheres. Uma delas saiu vitoriosa na disputa para a cadeira máxima do Executivo municipal.

Luciana Machado (PP) foi eleita com  49,31% dos votos válidos. Em números absolutos, 11.222 eleitores escolheram a primeira mulher a governar o município.

Foto: Divulgação

Em entrevista ao jornal OSollo, Luciana falou sobre seus desafios e enfatizou seu preparo para assumir a grande responsabilidade. Confira:

  • Quem é Luciana Machado?

Luciana Machado é uma mulher temente a Deus, mãe, filha, esposa, empresária do ramo da pecuária e agora está prefeita do município de Nova Viçosa de 2021 a 2024.

  • Qual a sua trajetória até alcançar a prefeitura?

Sempre estive presente diretamente em todas as campanhas políticas de Robinho desde 2004! Fui secretária de Assistência Social nos dois mandatos de prefeito de Robinho!

Sempre acreditei na política em que melhoramos a qualidade de vida das pessoas!

  • Fale um pouco sobre sua carreira na política.

Em 2016, fui candidata a prefeita do município de Nova Viçosa. Naquele ano, fiquei em segundo lugar no resultado das eleições! Acredito que tudo tem o tempo certo de Deus em nossas vidas!

Em 2020, fui candidata novamente a prefeita e dessa vez o povo me escolheu com a nova gestora do município!

  • Fale agora sobre a participação feminina na política e como tem sido sua experiência.

Eu acredito que a mulher na política faz toda diferença! Somos fortes, determinadas e temos a sutileza dos detalhes! Os desafios são grandes!

Assumimos uma prefeitura totalmente saqueada, destruída, essa é a palavra! Mass tenho certeza que iremos conseguir mudar a realidade no nosso município!

Irei buscar recursos nos governos federal e estadual! Vou contar com o trabalho e presteza dos deputados Robinho e Ronaldo Carletto para reconstruirmos o nosso município!

  • Para finalizar, quais são seus maiores ideais? Quais princípios e quais metas busca aplicar à frente do Executivo Municipal?

Os nossos maiores desafios serão limpar o nome da prefeitura e reconstruir a saúde do nosso município.

Por eu ser a primeira prefeita de Nova Viçosa, sei que os desafios serão grandes, mas estou preparada. A missão será difícil, mas o município terá uma nova história.

Se hoje estou prefeita de Nova Viçosa, foi em primeiro lugar permissão de Deus e, depois, a vontade do povo. Um grande abraço a todos.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui