Livros

Hoje ao ler os jornais, tive a triste notícia do fechamento da rede de livrarias Saraiva. Sempre que vou ao Shopping Barra tenho como ponto de parada a Saraiva, era uma onda cultural num mundo de consumo. O livro é como um útero, leva você para dentro, onde tem o sentido da existência. Colocando o prazer imediato para depois aumentar
o seu entendimento do mundo. Uma aragem de força vivaz penetra na mente e acalenta o coração.

Tinha um amigo que sempre via lá, estava no crepúsculo da existência, que sempre é a época ideal para usar o tempo com mais sabedoria, ele usava na leitura diária, e estava sempre lá à tarde na Saraiva, lendo livros históricos, cheirava a livros e honestidade e neste mundo tecnológico para um homem solitário e pobre era o refúgio perfeito.

Ex-funcionário do Banco do Brasil, sempre tinha algo a contar, adivinhava a frase de abertura de um livro histórico quando lhe mostra a capa ou o pensamento de um filósofo grego. Contou certa vez que ia ao Shopping Barra por ser mais seguro, melhor frequentado.

Viveu congelado no passado de suas lembranças. Era ateu, certa vez estava lendo os escritos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche sobre como a modernidade havia matado Deus. Recebeu dos pais um conjunto de valores, mas ele ouvia a pulsação diferente nos livros que lia, e dizia “temos que ver o mundo como ele é “.

Certo dia comprei um livro, e já tinha perguntado por ele, era conhecido dos caixas, e disseram morreu. Agora, estou dando adeus ao nosso local de encontro, sinto como um pássaro do conhecimento que morre na alma. Só no meu relógio as horas vão passando sem sofrer. Ali era o lugar do inconsciente e do saber.

Pois acredito que era o local entre o que vemos nas vitrinas, que é fugaz e passageiro, e o que se sente ao ler ou comprar um livro, que fica gravado na memória enriquecendo os conhecimentos sobre a vida e o mundo.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui