SÍNTESE
Ao livro do Gênesis dá-se com propriedade o nome de livro dos começos. Pode ser dividido em duas partes principais. A primeira trata da história primitiva da raça humana (capítulos 1 a 11). A segunda parte versa sobre a história do povo específico que Deus escolheu como povo seu (capítulos 12 a 50) .
O autor apresenta o material de forma muitíssimo simples. Oferece-nos dez “histórias” facilmente observáveis no esboço do livro. Algumas destas “histórias” são breves e estão muito condensadas, mas contribui para abranger o todo. É muito provável que o autor do livro se utilizasse de fontes informativas, orais e escritas, visto que seu relato remonta aos primeiros séculos da humanidade.
O livro do Gênesis acentua em suas páginas a graça não merecida de. Deus. Na criação do mundo, a graça manifestou-se na maravilhosa provisão que Deus fez para seus seres. Na criação do homem, a graça de Deus é representada como concedendo ao homem a imagem do próprio Deus. A graça de Deus manifesta-se ainda no dilúvio. Abraão é escolhido, não porque seja digno, e, sim, porque Deus é misericordioso. Em seu trato com os patriarcas, Deus demonstra profunda misericórdia: cada um deles recebe favores muito maiores do que merece.
Outro aspecto importante do Gênesis, que não devemos’ ignorar, é a forma eminentemente satisfatória mediante a qual responde a nossas indagações sobre as origens. O homem sempre há de querer saber como se formou o mundo. Quererá saber também a origem da raça. Além do mais, tem a dolorosa sensação de que alguma catástrofe de grandes proporções sobreveio ao mundo, e gostaria de saber sua natureza; em resumo, ao homem interessa saber como se originou o pecado e suas terríveis conseqüências. Depois, o homem deve saber se existe para este mundo e seus habitantes uma esperança básica e segura de redenção, qual é essa esperança, e de que maneira está ela a disposição do homem.
Autor
Ninguém pode saber com absoluta certeza quem escreveu o livro do Gênesis. Considerando que o Gênesis é o fundamento necessário para o Éxodo até Deuteronômio, e considerando que as provas de que dispomos indicam que Moisés escreveu estes quatro livros,.Moises é, provavelmente o autor do Génesis.
As provas neo-testamentárias apontam na mesma direção (veja especialmente João 5:46, 47; Lucas 16:31; 24:44). Segundo a tradição da igreja, o Gênesis tem sido designado comumente como o primeiro livro de Moisés. Jamais se encontrou prova de qualquer natureza que invalidasse esta tradição.
H. C. Leupold, Doutor em Divindade