Livres de condenação

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8.1-2)

Em Cristo, somos reconciliados com Deus. Embora culpados, embora pecadores, embora ainda incapazes de sermos tudo que deveríamos, incapazes de completamente superarmos nossas fraquezas, recebemos libertação de toda culpa. Já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. O que nos confunde é o fato de que ainda somos pecadores e necessitados de mudanças. Pensamos que ser libertos da culpa signifique sermos libertos das fraquezas. Mas a verdade é que, livres da condenação ainda somos habitados por sentimentos e vontades contrárias a Deus. No momento seguinte ao perdão, ainda somos os pecadores que éramos antes.

Jesus assumiu nossas culpas. Ele se tornou o que somos, assumindo nossas culpas, para que saíssemos livres, como se fôssemos quem Ele é. O Inocente foi condenado para que os culpados saíssem livres. Isso é justiça? Não. Isso é misericórdia, é graça. Somos filhos da misericórdia e da graça de Deus. Pela misericórdia deixamos de receber o castigo que merecíamos e pela graça recebemos as bênçãos que jamais mereceríamos. E tudo isso é fruto do amor de Deus por nós. Somos filhos do amor. Essa não é toda a história, mas é o que possibilita nossa história com Deus. É dessa forma que tudo mais pode acontecer. Fomos amados e é no amor que seremos transformados. Somos o filho pródigo recebido de volta em casa. Já estamos na casa do Pai, mas ainda somos pródigos. Mas no amor do Pai aprenderemos a ser os filhos que devemos ser.

Já não precisamos temer a lei que condena o pecado, pois já não há mais condenação. Podemos concordar com a lei. Ela diz que somos maus e pecadores. Podemos ser despertados por ela para mudanças que precisam acontecem em nossa vida. Mas podemos celebrar o amor, por meio do qual a lei já não é mais uma ameaça. Nosso desempenho em seguir a justiça da lei jamais será o que nos definirá como filhos de Deus. De forma alguma! Mas o amor de Deus por nós. Na vida cristã não é a obediência que nos faz filhos de Deus, mas a fé no amor de Deus! Mas o amor inspira a obediência. Fomos amados e em Cristo perdoados, libertos de toda condenação, sem mérito, sem que nenhuma obediência houvéssemos praticado. Agora, amados por Deus, podemos nos sair melhor na obediência e, por meio dela, ser mais felizes. Glórias a Deus! Somos livres, ainda que imperfeitos, mas sempre amados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui