Live abordará o “Agosto Lilás e o combate à violência contra a mulher”

Imagem: Divulgação

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, às 20h, será realizada a live “Agosto Lilás e o combate à violência contra a mulher”, através do Instagram. A transmissão ao vivo é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM), de Teixeira de Freitas.

O evento virtual traz colocações de dois nomes de peso com relação ao assunto: Viviane Scofield, que é delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e conselheira titular do COMDDIM, e Gine Alberta Kinjyo, que é advogada e professora da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) e assessora voluntária do COMDDIM.

O Agosto Lilás

A dra. Gine Kinjyo atua em diferentes frentes de enfrentamento à violência contra a mulher. Em entrevista à imprensa, ela explica o sentido do Agosto Lilás, como sendo um marco sobre o assunto: foi quando entrou em vigor a Lei Maria da Penha, referência mundial.

“A violência contra a mulher é algo que impacta inclusive no PIB mundial. Um estudo da Organizações das Nações Unidas (ONU) demonstra o quantitativo de mulheres que se afastam do trabalho ou desenvolvem transtornos em virtude da violência que sofrem”, disse.

Segundo a advogada, em um ranking mundial, o Brasil aparece como o 5º país mais violento que um a mulher pode nascer. “Como explicar isso? Um país de cultura acolhedora, democrática? Nós entendemos que tem relação com o patriarcado, que se traduz pelo machismo.”

“Muitos homens entendem que as mulheres são objetos e não sujeitos de direito. Cria-se a coisificação do outro e, se a mulher não aceitar essa subjugação, ela poderá ser punida por isso”.

São vários os tipos de violência apontados: física (empurrões, puxões de cabelo, socos etc), psicológica (desmerecimento etc),  sexual (relações forçadas, exigências constrangedoras etc) e virtual (postagens humilhantes etc). Além do controle patrimonial, dos ganhos, do salário.

A dra. Gine Kinjyo enfatiza que o COMDDIM tem desempenhado um papel importante, entre outros aspectos, no aumento das discussões sobre participação social da mulher.

Por fim, convida a todos para acompanharem a live em seu perfil no Instagram @ginekinjyo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui