Lídice propõe criação de Fundo Nacional para pessoa com deficiência

A candidata ao Senado Lídice da Mata da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, tem compromisso firmado com à inclusão social da pessoa com deficiência, e na Câmara Alta vai apresentar projeto de lei criando o Fundo Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, que já conta com o apoio na esfera estadual do governador Jaques Wagner, que pretende criar iniciativa semelhante na Bahia. “No Senado defenderei leis que ampliem as condições de acessibilidade desses brasileiros, a começar pelos órgãos e serviços públicos, que muitas vezes lhes são sonegados pela própria impossibilidade física de ter acesso à eles”, assegura.

Entre outros aspectos o fundo contemplará o apoio necessário para a qualificação e a inserção das pessoas deficiente no mercado de trabalho. A Lei 8.213/2001, a chamada Lei de Cotas obriga as empresas com mais de 100 empregados a incluírem em seus quadros pessoas com deficiência. O Fundo possibilitará a inclusão de mais deficientes no mercado de trabalho, dando uma oportunidade de ascensão social e mais dignidade a estas pessoas.

Na gestão de Lídice na Prefeitura de Salvador todas as obras de trânsito foram realizadas respeitando o conceito de acessibilidade. “Fizemos rampas para facilitar o acesso dos deficientes físicos e das pessoas com mobilidade reduzida e, pela primeira vez, a cidade ganhou ônibus especiais que permitiram o transporte normal dos cadeirantes”, lembra.

Segundo dados do IBGE de 2000 no Brasil cerca de 14,5% da população apresenta algum tipo de deficiência, para a deputada essa é uma parcela considerável e que precisa de mais atenção. Lídice destacou os avanços alcançados no governo do presidente Lula, para pessoa com deficiência citando como exemplo a criação Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). O órgão tem como atribuição coordenar e supervisionar o Programa Nacional de Acessibilidade e o Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui