Lideranças Indígenas levam reivindicações ao Palácio do Planalto

Lideranças Indígenas levam reivindicações ao Palácio do Planalto. Fotos Ascom

A superintendente de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Porto Seguro, Luzia Pataxó, e o coordenador do MIBA (Movimento Indígena da Bahia), Zeca Pataxó, foram recebidos em audiência, dia 03/09, pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, em seu gabinete no Palácio do Planalto.

As lideranças de Porto Seguro foram até o ministro levar uma série de reivindicações que buscam atender os anseios de toda a comunidade indígena. Segundo Luzia Pataxó, entre os assuntos na pauta do encontro, estavam a reestruturação da Funai; as dificuldades no atendimento à saúde dos povos indígenas, a cargo do Governo Federal e a demarcação do território indígena de Barra Velha. Além disso, Zeca Pataxó entregou ao ministro um relatório da situação de cada setor que envolve a etnia.

Durante a audiência, o ministro gravou um vídeo, mandando o seu recado para a Costa do Descobrimento. “Estou tratando toda essas demandas com toda a atenção, não posso afirmar de pronto que elas serão todas resolvidas, mas a partir dessa visita posso adiantar que haverá um avanço significativo na solução dessas pendências”, assegurou.

Carlos Marun falou ainda do seu apreço pela terra onde começou o Brasil. “Vocês são muito bem vindos aqui, levem o meu abraço a toda a comunidade indígena dessa região, primeiro local que recebeu os portugueses no momento do Descobrimento. Eu conheço a região, admiro muito a beleza natural e as pessoas e vou me empenhar na solução dessas questões”, salientou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui