Controle de estabilidade e luzes diurnas passam a ser obrigatórios; também entra em vigor resolução que regulamenta retrovisores de veículos escolares
![Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024 Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024](https://i0.wp.com/osollo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/32.webp?resize=696%2C461&ssl=1)
A virada do ano vem junto com novas regras para a indústria automotiva. A partir de janeiro, todo carro vendido no Brasil vai ser obrigado a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.
Há ainda uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.
As regras são válidas para os novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
![Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024 Retrovisores de veículos escolares deverão eliminar os pontos cegos das laterais — Foto: Reprodução/Alesp](https://i0.wp.com/s2-autoesporte.glbimg.com/i8jK8FvFjUwvanv2XAwS25-1JZM=/0x0:2480x1653/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/i/z/4wky1VR4CF19nfVcntxA/fg205879.jpg?resize=696%2C464&ssl=1)
Resumindo, os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares. Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos.
Também há mudanças que impactam o consumidor comum. Confira:
![Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024 Controle de estabilidade passa a ser obrigatório em automóveis — Foto: Auto Esporte](https://i0.wp.com/s2-autoesporte.glbimg.com/6ClztjZtRj2FeeuYFbrf8meeZJU=/52x249:635x609/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/j/4/tcj492QEeOf1Y60f040g/2014-08-18-saveiro-cross-cabine-dupla-9.jpg?resize=696%2C430&ssl=1)
Controle de estabilidade (ESP)
Desde a última segunda-feira (1), o controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.
O equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios. O controle de estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o carro está indo, entra em ação.
Uma central eletrônica lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Caso haja necessidade, o sistema pode frear as rodas individualmente com o objetivo de que o veículo vá na direção que o motorista quer.
![Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024 DRL também se tornou item obrigatório — Foto: Divulgação](https://i0.wp.com/s2-autoesporte.glbimg.com/iqB6wk_X6J1CihgN8xspLePqcJ0=/0x0:3840x2606/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/M/5/PY9ploRgy1NBAWHlWUGg/landtrekled.jpg?resize=696%2C472&ssl=1)
Luz diurna de rodagem (DRL)
A luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil. Ela pode ser de LED ou de lâmpada halógena, desde que fique acesa junto com o motor ligado e seja impossível do motorista desligá-la.
O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais visível em outras situações. Durante a noite, no entanto, o DRL não vale como farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.
Fonte: Auto Esporte