Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024

Controle de estabilidade e luzes diurnas passam a ser obrigatórios; também entra em vigor resolução que regulamenta retrovisores de veículos escolares

Lei de trânsito: saiba novos itens obrigatórios nos carros em 2024
Trânsito de um lado (Banco de fotos) — Foto: André Schaun

A virada do ano vem junto com novas regras para a indústria automotiva. A partir de janeiro, todo carro vendido no Brasil vai ser obrigado a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.

Há ainda uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.

As regras são válidas para os novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.

Retrovisores de veículos escolares deverão eliminar os pontos cegos das laterais — Foto: Reprodução/Alesp
Retrovisores de veículos escolares deverão eliminar os pontos cegos das laterais — Foto: Reprodução/Alesp

Resumindo, os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares. Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos.

Também há mudanças que impactam o consumidor comum. Confira:

Controle de estabilidade passa a ser obrigatório em automóveis — Foto: Auto Esporte
Controle de estabilidade passa a ser obrigatório em automóveis — Foto: Auto Esporte

Controle de estabilidade (ESP)

Desde a última segunda-feira (1), o controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.

O equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios. O controle de estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o carro está indo, entra em ação.

Uma central eletrônica lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Caso haja necessidade, o sistema pode frear as rodas individualmente com o objetivo de que o veículo vá na direção que o motorista quer.

DRL também se tornou item obrigatório — Foto: Divulgação
DRL também se tornou item obrigatório — Foto: Divulgação

Luz diurna de rodagem (DRL)

luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil. Ela pode ser de LED ou de lâmpada halógena, desde que fique acesa junto com o motor ligado e seja impossível do motorista desligá-la.

O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais visível em outras situações. Durante a noite, no entanto, o DRL não vale como farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.

Fonte: Auto Esporte

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