Legislativo homenageia Pr. Amazias B. de Morais

O deputado Temóteo Brito, na forma regimental, vem inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa Moção de Homenagem Póstuma em reconhecimento à contribuição cidadã desenvolvida no Extremo Sul da Bahia, em particular nos municípios de Alcobaça e Teixeira de Freitas, pelo Senhor Amazias Barreto de Moraes, falecido em 20 de janeiro de 2013 e prestes a completar 83 ano de idade.

Nasceu Amazias Barreto de Moraes no município de Ibicuí, na Bahia, em 06 de abril de 1930, contraindo núpcias com Laudicéia Correia da Silva Morais, de cujo enlace resultou família com 10 filhos, deixando ainda netos e bisnetos.

No ano de 1957, empreendeu caminhada que iria dar rumos definitivos à sua existência ao estabelecer-se no Extremo Sul da Bahia, enfrentando as inúmeras dificuldades e a falta de meios até então reinantes, passando a atuar de forma pioneira no municipio de Alcobaças fazendo sempre amigos e contribuindo para o progresso e o bem-estar daquela gente.

Em Jardim Novo, inicialmente, e depois em Cachoeira do Mato, então distrito de Alcobaças e na atualidade pertencente ao município de Teixeira de Freitas,fixou residência onde desempenhou a função de oficial de farmácia , proporcionando há mais de 50 anos apoio na área de saúde a quantos o procuravam , tendo-se em vista a carência à época de profissionais na área médica. Como decorrência de sua natural atuação social, também ali exerceu a função de Juiz de Paz.

Homem de tempera forte, laborioso e devotado aos desafios do seu tempo, além de correto em suas ações, não tardou a receber o reconhecimento da sociedade de Alcobaças que o elegeu prefeito do município para o período 1966-1970, ocasião em que se dedicou mais ainda às causas sociais de sua comunidade de tal forma que foi considerado, pela sua performance administrativa, o melhor prefeito do interior da Bahia ao final de sua gestão.

A partir de então, devotou-se à atividades religiosas em Alcobaças e Teixeira de Freitas, na condição de Pastor Evangélico, fundando há 29 anos a Igreja do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo,além de manter programa evangélico na Rádio Alvorada de Teixeira de Freitas e, ainda, dedicando-se a atividades comerciais na área farmacêutica.

È importante assinalar, inclusive, sua destacada atuação como colunista do jornal O Sollo no qual publicou mais de 45 títulos, todos de natureza religiosa e fundamentados nos preceitos bíblicos que citava em seus textos com profundeza de conhecimento e oportunidade.

Religiosos, autoridades, pessoas representativas da sociedade de Alcobaças e de Teixeira de Freitas, além de figuras populares, compareceram ao último adeus ao Pastor Amazias Barreto de Moraes no seu sepultamento em Teixeira de Freitas, no cemitério Jardim da Saudade, cumprimentando os seus familiares pela perda mais que irreparável mas , também, com registros de apreço por quem procurou muito mais servir do que ser servido, deixando aos seus um legado de trabalho e honestidade ao qual este deputado se irmana, com esta Homenagem Póstuma, por um dever de reconhecimento e gratidão a esse pioneiro da nossa terra.

Em face o exposto, dê-se conhecimento desta Moção de Homenagem Póstuma aos familiares do Pastor Amazias Barreto de Moraes na pessoa de Jadilson da Silva Moraes, filho e jornalista, com endereço na av. Dos Navegantes, 503, sala 02, centro, Porto Seguro/BA.

Sala das Sessões, em 31 de janeiro de 2013. Deputado Temoteo Alves de Brito

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui