Lava-jato

Lava-jato

Lava-jato é uma instalação usada para limpar o exterior e, às vezes, o interior de um veículo, mas o nome ficou impregnado nos corruptos. Foi feita uma faxina, mas agora o pais está mais sujo ainda, pois no Brasil, a verdade dança conforme as conveniências.

Foi provado que o governo federal comandava um esquema de poder e corrupção que roubou bilhões dos cofres públicos. Prova mais que provada: outros bilhões devolvidos, fotos, e-mails, telefonemas,  testemunhos, algo exaustivo, concreto e assustador. Mas o amor dos brasileiros pelos políticos fez parte da população absolver os culpados e culpar os agentes da lei.

Ou seja: grande parcela dos brasileiros acredita incondicionalmente nos políticos e não acredita em nada que os desabone. Os políticos são seus ídolos, são deuses, são intocáveis.

O que quero dizer é que a fé é maior do que a realidade. Você pode ter todas as provas científicas, matemáticas, inquestionáveis de uma verdade. Se as pessoas não acreditarem nelas, você não tem nada. Faço comparação com um filme.

Dois cientistas descobrem que um cometa maior do que a Terra, vai colidir com a Terra dentro de seis meses. O impacto será suficiente para acabar com toda a vida do planeta. Eles, então, tentam convencer o mundo a se unir para enviar foguetes que explodam o cometa no espaço. Só que muitos não acreditam neles, então a discussão se torna política: há os que acreditam na ciência e os que não acreditam. Há os que querem se precaver e os que dizem que tudo é manipulação movida por interesses.

O mundo está prestes a acabar, mas a Humanidade não para de discutir, lançar memes na Internet e acusar-se mutuamente. É o retrato do nosso negacionistas. O que fazer para salvar o mundo?  Não há o que fazer. Eles creem e, como já disse, a crença é maior do que a realidade. É maior do que a inteligência.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui