Extremo Sul: Laticínios Davaca investe R$ 40 milhões em ampliação de fábrica

A agroindústria de Laticínios Davaca anuncia a ampliação da fábrica na cidade de Ibirapuã, localizada no extremo sul da Bahia. O investimento chega a R$ 40 milhões, para dobrar a capacidade total de produção, processando até 400 mil litros de leite por dia, além de expandir sua linha de produtos. Com o investimento, a fábrica recebeu equipamentos de última geração, que otimizam os processos produtivos de queijos, manteiga e requeijão. A capacidade instalada de manteiga e requeijão será expandida em mais de 200%. Durante as obras, estão sendo gerados cerca de 90 postos de trabalho. A ampliação deve ser concluída em março de 2012 e a partir daí serão criados até 250 empregos diretos na indústria e mais de três mil empregos no campo.

“A pecuária leiteira é a principal causa da fixação dos trabalhadores rurais na região, pois a produção é predominantemente familiar”, afirma o Diretor de Operações, Lutz Lima Viana Rodrigues. A produção da Laticínios Davaca atende hoje os Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Com a ampliação, a fábrica vai estar entre as quatro maiores e mais modernas do Brasil nesse segmento. Atualmente, a empresa possui uma linha de produtos que inclui queijo minas, queijo prato, queijo mussarela e queijo lanche. Além disso, produz também o requeijão cremoso, queijo processado cheddar, leite pasteurizado e manteiga, entre outros. Com o investimento, passará a produzir também o leite em pó fracionado e os compostos lácteos secos, como o achocolatado.

De acordo com dados do último censo agropecuário do IBGE, a pecuária de leite está presente em mais de 40 % das propriedades rurais brasileiras, abrigando mais de 3,8 milhões de trabalhadores, em sua maioria pequenos produtores familiares, sendo a cadeia produtiva que mais emprega no Brasil. “A ampliação da fábrica traz benefícios não apenas para os consumidores dos nossos produtos e para o município onde estamos instalados, mas também para as comunidades envolvidas na cadeia produtiva do leite”, afirma o Diretor Executivo da empresa e vice-presidente do Sindileite Bahia (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Leite da Bahia), Lutz Viana Rodrigues Junior.

Atualmente a empresa, que é a maior fábrica de queijos do Nordeste, possui em torno de 300 colaboradores diretos na fábrica e gera cerca de sete mil empregos indiretos no campo. “A empresa processa diariamente 240 mil litros de leite, produzidos em cerca de 1.400 fazendas, gerando emprego no campo, na indústria, com a logística e nos supermercados”, afirma o diretor. De acordo com ele, a pecuária leiteira e principalmente os produtores familiares do leite cresceram junto com a indústria nestes 19 anos de operação. Com a ampliação, haverá um fortalecimento natural da cadeia no Nordeste, gerando mais oportunidades de negócios em toda a região.

Laticínios Davaca na Bahia

A Laticínios Davaca está presente na Bahia desde 1992, quando foi inaugurada a fábrica em Ibirapuã. Para atender as condições da cadeia do leite. A empresa trabalha com uma frota própria de coleta de matéria prima e produtos acabados, atendendo as exigências de logística refrigerada da cadeia do leite. Isso garante uma frequência semanal de entrega dos produtos nos pontos de venda, respeitando as maturações, prazos, sabor e maciez do queijo. Em 2011, a empresa venceu o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora e é detentora do título de “Melhor Manteiga do Brasil”. Em 2009 e 2010, o Requeijão Cremoso Davaca e a Manteiga Davaca também estiveram entre os destaques na premiação.

Visando contribuir com o desenvolvimento da produção leiteira, a empresa realiza o projeto Gera Leite/Balde Cheio, com o objetivo de criar condições técnicas e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores de leite. Desenvolvido em parceria com a Federação de Agricultura da Bahia e Embrapa São Carlos, o aprendizado permite aplicar melhorias técnicas capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades rurais.

Outro projeto da empresa é o Dia de Campo, onde os consultores técnicos ministram palestras nas respectivas propriedades e oferecem orientações sobre manejo, reprodução e qualidade. A fábrica realiza também, anualmente, o Café da Manhã com o Produtor, com a finalidade de apresentar a sua estrutura e estreitar os relacionamentos na cadeia do leite. A Laticínios Davaca viabiliza projetos de responsabilidade social junta às escolas de Ibirapuã, além de apoiar ações que promovem a educação, cultura e saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui