Lançamento do Sustentur marca nova era do Turismo em Porto Seguro

Por Cristovão Moura

A noite da segunda-feira, 19 de março deve ficar marcada na história do Turismo de Porto Seguro. O lançamento do Sustentur reuniu no Centro de Eventos do hotel Porto das Naus, as principais autoridades do setor na Bahia. Só para se ter uma ideia, prestigiaram o evento, além de se mostrarem inteiramente a favor do novo projeto, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, o presidente da ABIH-BA, Manolo Garrido, e o presidente da Câmara de Turismo da Bahia, Silvio Pessoa. “Eu procurei trazer essa comitiva de Salvador para que eles compartilhem dessa proposta.”, esclareceu o secretário Leonelli, que também prometeu levar o projeto ao conhecimento do Fonatur – Fórum Nacional do Turismo – do qual também exerce o cargo de presidente.

Criada e apresentada pela Casa do Empresário, que reúne a CDL, a Associação Comercial e a ABIH de Porto Seguro, o Sustentur veio na tentativa de unir todos em prol do setor. E a palavra “união” foi repetida insistentemente por quase todos que se pronunciaram, dando o tom dessa nova fase que o trade turístico da cidade está se preparando.

Incumbidos da apresentação do Sustentur estavam os representantes da Casa do Empresário, Cecilia Nakamura, Geovson Magno e Michel Sigfried. Estimular a adoção de um código de conduta ética no setor e a solidariedade entre os associados, além do crescimento sustentável do turismo, são alguns dos objetivos do Sustentur.

Para um auditório lotado, eles ainda apresentaram a concepção financeira e alguns dos conselheiros executivos da nova entidade, que antes mesmo do evento, já contabilizava 150 sócios (entre pessoas físicas e jurídicas) e a arrecadação de R$500 mil em ativos.

Alguns conselheiros fizeram questão de pronunciar, mostrando apoio ao projeto, caso dos empresários Cicero Sena, do hotel Portobello, e de Ivan Rodrigues, do Solar do Imperador. Ivan Rodrigues, a propósito, fez a leitura de um belíssimo texto que escreveu sobre o Sustentur.

Parceira da entidade, a CVC, representada por seu gerente da área comercial nacional, Vitor Bauab, que também faz parte do conselho executivo da nova entidade, também fez questão de se ratificar o apoio. Ele contou sobre a atuação de sua empresa, que hoje desloca 75% de seus turistas na Bahia para Porto Seguro, pretendendo, logo que o aeroporto passe por toda a reforma, um montante de 300 mil passageiros por ano para Porto Seguro. “O turismo precisa dessa oportunidade e a CVC tem prazer de fazer parte disso”, disse.

Para o vereador Paulo Onishi, Porto Seguro ainda está muito atrasado em comparação com outros destinos turísticos. No entanto, esse foi o pontapé inicial do setor. O prefeito Abade também se pronunciou e mostrou como deve ser a relação da entidade com os governos em todas as suas esferas. “O Sustentur significa sustentabilidade e, por conseguinte, denota que a entidade vai transcender os secretários de turismo, os prefeitos, ou seja, vai sobreviver além dos governos, não ficando dependente de prefeitura. Se tiver os governos como parceiros, como tem hoje, ótimo, mas se não tiver, ele vai ter a capacidade de se auto-sustentar”, explanou o prefeito.

Feliz Aniversário Brasil!

Idealizado pelo atual secretário de Turismo de Porto Seguro, Wilson Spagnol, o primeiro produto do Sustentur, é o projeto “Feliz Aniversário Brasil!”. A proposta é mudar o conceito das comemorações do Descobrimento do Brasil. “O Descobrimento remete a algo externo e a colonização, por isso pretendemos deixar essa comemoração aos portugueses. Estamos transferindo para data de 22 de abril, o sentido de nascimento da nação brasileira. Todos nós gostamos de comemorar nosso aniversário, quem aqui não gosta? É uma data íntima. Queremos transformar a data no orgulho de sermos brasileiros”, explica o secretário.

O secretário pretende lançar um mega bolo de aniversário e uma grande festa no dia 22 de abril para comemorar a data. E durante o período do descobrimento, o secretário pretende pintar a cidade de verde e amarelo, durante o Natal, ele quer a cidade de vermelho. Para isso, ele pede o envolvimento de todos, como a Associação de Taxistas de Porto Seguro, que aderiu de imediato à entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui