Na noite de 27 de maio, o Palácio do Turismo em Prado foi palco do lançamento do 18º Festival Gastronômico e Cultural de Prado. Este evento anual, que celebra a rica tapeçaria culinária da região, é uma realização conjunta da APRHOPE, Prefeitura de Prado, Sebrae e Senac.
Este ano, o festival adotou o tema ‘Sabores do sertão ao mar’, uma homenagem à diversidade gastronômica da região. O tema promete levar os participantes em uma jornada culinária, explorando os sabores autênticos e distintos que caracterizam a culinária local. Vale citar que, como já vem se tornando tradição, o diferencial do Festival do Prado é seu alcance. Comerciantes não somente da sede do município, como dos distritos de Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba podem se inscrever. Assim, turistas e nativos também têm mais opções de turismo gastronômico enquanto aproveita as belezas do litoral pradense.
O Festival Gastronômico e Cultural de Prado é um evento muito aguardado no calendário regional, atraindo visitantes de todo o país para desfrutar da hospitalidade local e da culinária excepcional. Este ano, com o tema intrigante, espera-se que o festival seja mais emocionante do que nunca.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, comentou da satisfação de, com os parceiros, ser realizador desde a primeira edição. “Então, é um ano apoiando, outro ano realizando conjuntamente, mas nos últimos anos o Sebrae, com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, o Senac e a APRHOPE, que é a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras e Estabelecimentos Comerciai de Prado, vem realizando conjuntamente essa importante ação”.
Alex contou que a expectativa é se aproximar dos números do ano passado e citou os resultados da 17ª edição: “Ano passado teve a oportunidade de gerar R$ 2.376.000 de resultados efetivos de vendas para os negócios, para os empresários. Então, nós, enquanto o Sebrae, ficamos muito gratos de poder participar de mais uma edição e a realização de um evento como esse”.
O prefeito de Prado, Gilvan Santos, também falou das expectativas: “A expectativa do Festival Gastronômico é que cada um que passa vai crescendo mais ainda no nosso município. Eu fico feliz de estar gestor nesse município. Foi uma das bandeiras que a gente mais levantou, a bandeira da maior economia que nós temos, que é o evento do Festival Gastronômico. Que aquece bastante e a gente como gestor tem que realmente colaborar e participar. E não é à toa que o evento vem crescendo cada vez mais. E não tenho dúvida que esse ano de 2024 será ainda melhor que todos os anos que passaram”.
Lançado com antecedência a fim de incentivar ainda mais a participação dos comerciantes e da população, a administração do Prado já tem projeto em andamento para melhorar a infraestrutura do Município e torná-lo ainda mais atrativo às visitas, consequentemente, ofertando mais bem-estar aos nativos, também.
“A infraestrutura vai ser uma das melhores que vai acontecer em nossos municípios. Já está sendo montando todo o projeto, já está praticamente pronto e vai dar um conforto, não só para as pessoas que podem visitar e também para os pradenses nativos que vêm participar também desse evento”, disse Gilvan.
Sobre a preocupação com os nativos, Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultura de Prado também opinou: “Eu, enquanto representante do Poder Público, a gente sempre traz esse dever de mostrar que não é um evento apenas para o turista, mas que é um evento para toda a comunidade, para todo o comércio que é beneficiado como é o Festival, que é um evento de grande porte. Um evento que acontece na sede do Prado, Cumuruxatiba, Corumbau e Guaratiba. Então, tenho certeza que além de movimentar toda a economia, a gente também vai trazer toda a comunidade para dentro, ainda mais esse ano, com esse tema do ‘Sertão ao mar’, que a gente traz a nossa querida marujada”.
Iracema Ribeiro citou os resultados de 2023 e o que espera este ano. “No ano passado, nós geramos mais de 111 postos de trabalho, e isso é magnífico, mais de um milhão e quatrocentos reais em faturamento em venda dos pratos. A expectativa para esse ano é a gente se envolver cada vez mais na nossa comunidade”.
A gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Nanci Costa, explicou em que consiste o trabalho do Senac. “Quando nós somos parceiros dos festivais, a nossa grande intenção é promover o desenvolvimento de todos os atores que sobrevivem da gastronomia. Nós formamos e desenvolvemos as capacitações para os garçons, para os chefes de cozinha. Nós fazemos as mentorias para os restaurantes, para que facilite e para que os inspire na concepção dos pratos. Nós fazemos a questão da Cozinha Show, porque ali é a gastronomia à vista de todos, é a arte do cozinhar. Nós trabalhamos com as avaliações, porque a nossa ideia é, principalmente, promover o desenvolvimento das pessoas através dessas avaliações. Todas as formações, a educação profissional, é o legado do Senac para o Festival”.
Representando outro parceiro realizador do evento, Eliana Alves, presidente da APRHOPE, afirmou que o festival hoje é referência no extremo sul da Bahia. “A APRHOPE é a entidade realizadora do Festival, e nós temos como parceria, ao longo de todos esses anos, a Prefeitura Municipal de Prado, o Senac e o Sebrae. Trouxemos muitas inovações ao longo dos anos, muitos conhecimentos, capacitações, oficina para os participantes. Então isso colocou o Prado no patamar que ele é hoje, reconhecido pela sua gastronomia internacional. E o mais importante hoje, a gastronomia de Prado é reconhecida pelo Ministério do Turismo, muito em função do sucesso que é o Festival Gastronômico aqui no Prado.”
Taisa Cancela, gestora de projetos do Sebrae, detalhou o motivo de o lançamento ter sido feito com antecedência: “É um festival gastronômico e cultural que chega a sua maioridade. E nós, Sebrae, a própria prefeitura e Senac, quisemos fazer um evento com uma boa antecedência, dessa vez em maio para lançar um festival que é em outubro. Por que a gente faz isso? Porque para uma cidade turística, quanto antes a gente lança o festival, mais efeitos a gente tem para o desenvolvimento da economia local. Mais as pessoas vão ter antecedência para reservar os seus hotéis, com isso deixar a cidade ainda mais lotada”.