Lajedão: estudante de escola pública passa em Direito na UESC e mira Medicina

Lajedão: estudante de escola pública passa em Direito na UESC e mira Medicina
Foto: Arquivo pessoal

Passar em um curso como o de Direito é, sem dúvidas, gratificante. Ser considerado o primeiro morador da sua cidade a conseguir isso em uma instituição pública, gratuita e concorrida torna o feito ainda mais especial.

Ademir Rodrigues Fagundes Neto, de 17 anos, é de Lajedão e irá estudar Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. Ele foi aprovado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feito considerado inédito.

O estudante concluiu o ensino médio em 2023, no Colégio Estadual Professora Neide Soares Borges (CENESB), e ficou em 6º lugar de 19 vagas ofertadas pela universidade, na modalidade EPP (Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio e os últimos quatro anos do Ensino Fundamental em Escola Pública e que se autodeclararam negros).

Ele conta que não fez cursinho preparatório e que enfrentou muitos problemas pessoais durante o ano. Mesmo assim, ele não desistiu de seu sonho e se dedicou aos estudos com o que já tinha aprendido na escola pública.

Infelizmente não tive tempo e também foi um período onde passei por muitos problemas pessoais. Então não tive um preparo real para o Enem, prestei a prova apenas com os conhecimentos que eu já tinha adquirido ao longo da minha vida”, relata Ademir.

Para ele e sua família, a aprovação em Direito é motivo de orgulho e também de esperança. Ademir revela que seu verdadeiro sonho é cursar Medicina, e que vai usar o ano de 2024 para se preparar melhor para o próximo Enem. Ele acredita que, com mais estudo e dedicação, ele vai conseguir realizar seu sonho.

Para minha família é um orgulho muito grande, pela dificuldade que é ser aprovado em direito, pois é o segundo curso mais concorrido e mais visado do país. Já para mim é uma prova de que eu sou capaz de alcançar meu sonho de cursar medicina, afinal sem preparo algum bati na trave, então acredito que com uma preparação adequada nesse ano de 2024 vou conseguir realizar meu sonho”, afirma Ademir.

O jovem deixa uma mensagem de incentivo para os outros estudantes de sua cidade, que também sonham com uma vaga no ensino superior. Ele diz que é preciso ter fé, força e coragem, e não deixar que ninguém imponha limites ao seu potencial. Ele também cita um versículo bíblico que o motiva a seguir em frente.

Mesmo que hoje você não tenha conseguido e que também você tenha caído várias vezes, não importa o que te disserem, você tem que se levantar quantas vezes forem necessárias, por que você não deve deixar ninguém impor limites, seu potencial e futuro só dependem de você, pois, no final de tudo seu suor, sangue e lágrimas derramados valeram a pena. Também deixo um versículo bíblico que sempre me motiva: Josué 1:9 ‘Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar’”, conclui Ademir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui