Juventude se manifesta por direitos no Dia do Enfrentamento e Combate aos Homicídios e à Impunidade

Salvador – Na tarde desta quinta-feira, 26, uma manifestação com grupos juvenis, no Campo da Pólvora, em Salvador, vai marcar a programação do Dia Estadual de Enfrentamento e Combate aos Homicídios e à Impunidade.

Promovido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) – com o apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e entidades afins – o evento tem o objetivo de sensibilizar as autoridades e chamar a atenção da sociedade para o tema da violação dos direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Depois da promulgação do ECA, que acaba de completar 20 anos, o poder público e a sociedade civil realizam frequentemente ações para o fortalecimento do protagonismo juvenil. “Vai ser uma manifestação de caráter artístico-cultural e um espaço onde o jovem poderá se colocar como sujeito de direitos”, informa o coordenador do CEDECA, Waldemar Oliveira.

Dados sobre violência sexual na Bahia

Segundo dados do Ministério Público do Estado da Bahia, nos últimos anos, o número de denúncias de casos de violência sexual cresceu significativamente. Se em 2005 foram somente 225 casos, até julho deste ano, o Disque 100 já registrou 786 denúncias. Isso se deve, principalmente, às campanhas de conscientização que estimulam a população a denunciar, tanto aquela que sofre com a violência quanto aquela que vê.

Ainda de acordo com o MP, Salvador é a cidade baiana com maior índice de casos de violência sexual, seguida de Ilhéus, Feira de Santana e Camaçari.

 

Fonte: ASCOM/SEDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui