Jovens da periferia de Teixeira de Freitas lançam música e clipe em animação gráfica

Arte da capa de Limbo. Créditos: Fábio Souza

“Limbo” é o mais recente trabalho lançado por Joabe Santos, 28 anos, que escreveu e canta, em uma produção com outros jovens teixeirenses, Tiago, Gabriel e Fábio. O trabalho dos três resultou em um clipe em animação gráfica pela Gênus Produções, publicado no YouTube.

Joabe é cantor, um músico envolvido com a cultura hip-hop há cerca de 13 anos. Ele conta que “Limbo” é um recorte da sua infância, fase da vida que mais possui memória afetiva. Os sons, as imagens, as cores e as sensações serviram de referência para a composição dessa música.

Joabe Santos, cantor teixeirense. Foto: Arquivo pessoal

A minha relação com arte veio por causa dos quadrinhos. Muito fã de desenhos e animação. A música entrou na minha vida porque eu ouvia muita música na minha casa. Ouço rap desde o ano 2000, pelas ruas dos vários bairros onde morei: Urbis, Kaikan… Em 21 de outubro de 2005, fiz minha primeira apresentação, o dia que minha mãe saiu do hospital e trouxe meu irmão mais novo. Essse simbolismo para mim é algo muito importante“, relata Joabe.

Para o produtor musical Gabriel Warlxck Beats, a obra tem um significado que faz sentido e se comunica com uma boa parte da sociedade.

Gabriel, em uma madrugada de trabalho em limbo. Foto: Arquivo pessoal

E relata: “inclusive comigo, particularmente. Por bastante tempo, eu vi a minha mãe em uma eterna guerra para tenta oferecer o melhor para mim e para minhas irmãs. Solteira, tinha que passar por cima dos preconceitos e dificuldades, desde muito cedo ela já costurava e confeccionava utensílios domésticos para garantir nosso sustento sozinha e enfrentando diversas lutas com a própria saúde. Sim, era uma mulher na linha de frente de uma guerra“.

Os versos do Joab3, a fina arte da capa do Fábio, a fantástica animação do Tiago e até mesmo a participação da Jéssica e Cacau na campanha do pré-lançamento, com seus depoimentos que nos mostram uma realidade. Limbo é isso, a junção de diversos esforços por várias vias diferentes que resultam em uma vitória“, acrescenta Gabriel.

O artista da capa, Fábio Souza. Foto: Arquivo pessoal

Tiago Silva, o animador gráfico, conta que eles compartilham seus trabalhos entre si toda vez que há um projeto novo em mente.

Ao ouvir a música ‘Limbo’, me lembrei imediatamente da minha infância. A letra da música me trouxe diversas reflexões acerca da realidade dos pais que não têm escolha a não ser deixar seus filhos em casa para trabalhar, e os filhos que são obrigados a entender essa dura realidade“, disse.

Tiago Silva, o ilustrador que fez a animação. Foto: Arquivo pessoal

Ao desenvolver a animação e o clipe de ‘Limbo”’ tive a intenção de conversar com todos os meninos e meninas que viram seus pais saírem cedo para trabalhar e ficavam aos cuidados da sorte, e que mesmo em meio ao caos da vida de uma criança pobre, sofreram, mudaram, se moldaram e sobreviveram“, explicou Tiago.

O clipe “Limbo” foi lançado em 30 de novembro. Assista abaixo ou visite o Youtube.

Ficha técnica
Artista: Joab3
Produção musical: Warlxck Beats
Capa: Fábio Souza
Animação: Tiago Silva 

4 COMENTÁRIOS

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui