Jornada Tributária de Teixeira de Freitas foi um sucesso

Fotos: OSollo

Na manhã desta sexta-feira (27), o auditório da Exata Serviços Contábeis foi palco da Jornada Tributária de Teixeira de Freitas; que é um evento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O evento, que tem como objetivo de tratar dos temas voltados à área da contabilidade, contou com as palestras do presidente do CRC da Bahia, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, e do palestrante Presley Márcio Souza Santana.

Presidente do CRC da Bahia, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira

Com o tema Simples Nacional, Alterações 2017/2018, o presidente do CRC/BA afirmou que a Jornada Tributária que acontece em Teixeira de Freitas “é um projeto do Sistema Brasileiro de Contabilidade, que envolve os CRCs e o CFC, que tem como atividade precípua a educação continuada, a fiscalização e os registros profissionais”.

Referente às mudanças na área da contabilidade, Antônio Carlos explicou que “são alterações que vão impactar muito no dia a dia do profissional, mas que vai impactar muito no reflexo tributário nas empresas”. Por essa razão, que sendo os contadores “a voz das empresas perante o fisco”, torna-se necessário que se “possa absorver as mudanças impostas pelo fisco, de sorte que as normas tributárias possam ser cumpridas dentro do princípio republicano”.

Palestrante Presley Márcio Souza Santana.

Por sua vez, com o tema Honorários Contábeis, o palestrante Presley Márcio Souza Santana explicou que o objetivo de sua participação no evento “é trazer justamente aquilo que nós vemos que há mais necessidade, nesses últimos dias, no que tange aos escritórios de contabilidade, que é a valorização da classe, a valorização do profissional”. Por este motivo, tratou-se de apresentar ao público “uma estratégia de como montar esses honorários, como tratar com a inadimplência, como mensurar todo o processo contábil, a questão das ações corretivas, ações preventivas”, contribuindo, desta forma, na formação dos profissionais das ciências contábeis.

Delegado do CRC de Teixeira de Freitas, João Neto, durante sua fala na Jornada Tributária no município

Por sua vez, o delegado do CRC de Teixeira de Freitas, João Neto, destacou a importância do evento em promover a educação continuada, que é uma exigência para a atividade profissional do contador. Além disso, ele enfatizou que tem sido “cobrado do conselho em Salvador mais ações para a categoria”, uma vez que no interior do estado não há tantas palestras para a capacitação dos contadores.

Desde que assumiu o cargo como delegado do conselho no município, João Neto tem solicitado mais ações neste sentido, sendo atendidos pelo conselho estadual em contribuir na promoção de palestras como as que foram ministradas nesta ocasião. Segundo o delegado da CRC de Teixeira de Freitas, a educação continuada deve ser promovida pelo menos uma vez por mês, razão pelo qual está sendo desenvolvida a possibilidade da continuidade dos estudos para o segmento a distância, por via internet, e, deste modo, “o conselho irá disponibilizar mensalmente estas palestras” para cumprir com a exigência do prosseguimento desta instrução que é fundamental para o aprimoramento profissional dos envolvidos nesta atividade.

Entre os presentes que prestigiaram o evento, estiveram a presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Lucimélia Garcia, o gerente adjunto do Sebrae, Enivaldo Piloto, representantes de contabilidades de diversos municípios, entre outras autoridades.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui