Joe Biden

As lembranças compartilhadas são apenas uma parte da memória, existem fatos que ficam relegados ao esquecimento e existe uma história esquecida por trás do novo presidente dos Estados Unidos. “Joe” Biden Jr. é advogado e político, do partido democrata. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, dia 20 de novembro fará 78 anos.

Em 1972, sua eleição para o Senado o converteu no sexto senador mais jovem da história norte-americana. Biden liderou os esforços para aprovar legislações contra o crime violento e a violência contra a mulher. Foi vendedor de carros usados, concluiu bacharelado pela Universidade de Delaware em história e ciência política. Anos depois ingressou na Faculdade de Direito.

Em 2015, num discurso em Yale, relembrou o momento em que recebeu a notícia mais difícil de sua vida: “Seis semanas após minha eleição, todo o meu mundo foi alterado para sempre”, contou ele. “Enquanto estava em Washington contratando, recebi um telefonema. Minha esposa e três filhos estavam fazendo compras de Natal, um reboque de trator os atingiu e matou minha esposa e minha filha. E eles não tinham certeza de que meus filhos viveriam”.

A tomada de posse no Senado daquele ano aconteceu ao lado da cama de seus filhos, dentro do hospital, os dois que sobreviveram. Passou 37 anos viajando de Washington a Wilmington para dar boa noite e rezar com eles. Vai começar num país dividido, e com tantas mortes pela covid, devido a não obrigatoriedade do uso de máscara, violência contra os negros pelos policiais, desemprego em larga escala, são parafusos insignificantes na máquina do estado hoje, mas serão tratados como peças chaves na administração democrata.

Biden trás uma luz de esperança, novos laços com o país e o mundo, alterando a consciência da maioria dos americanos,com uma luz, que inunda as trevas em que vive a América. As tulipas ao longo dos canteiros estão mais azuis do que nunca,se abrindo,não mais como taças de fel , mas cálices de esperança; se projetando para o alto.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui