O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), informou no domingo, 12 de janeiro, que convocou sua equipe de governo, em caráter de urgência, para acompanhar as ações imediatas destinadas a minimizar os impactos das chuva. As equipes de secretarias e órgãos do Estado seguem monitorando a situação na capital baiana e em diversos municípios do interior neste fim de semana.
“Nosso compromisso é proteger vidas e prestar suporte às famílias que mais precisam. Seguimos atuando com prioridade, acompanhando de perto a situação e mobilizando esforços para garantir apoio e proteção às comunidades atingidas”, afirmou.
O governador conversou sobre a situação das chuvas com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo eles, o governo federal está de plantão e à disposição do Estado da Bahia para oferecer o suporte necessário.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste domingo, houve registro de ocorrências em 49 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos. Os municípios de Jaguaquara e Maiquinique decretaram situação de emergência. Além deles, também foram afetados Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuípe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba, Paulo Afonso, Santa Inês, Itapebi, Jucuruçu, Ibicuí , Alagoinhas, Madre de Deus, Itororó, Itajú do Colônia, Coaraci e Quijingue.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) está atuando junto às prefeituras, através de apoio técnico no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além do cofinanciamento de ações, com recursos disponíveis na ordem de R$ 296 mil a serem repassados aos municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Os recursos são destinados a viabilizar aluguel provisório, alojamento ou acolhimento emergencial para famílias, pagamento de auxílio aluguel, aquisição de cestas de alimentos, dentre outras iniciativas.
Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) segue monitorando as situações ocasionadas pelas chuvas, na capital e no interior. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.
Fonte: Bahia.ba