Jerônimo (PT) governa a Bahia nos próximos quatro anos; confira percentuais

Jerônimo (PT) governa a Bahia nos próximos quatro anos; confira percentuais
Geraldo Jr. (vice eleito), Jerônimo (governador eleito) e Rui Costa (atual governador). Foto: Divulgação

O petista Jerônimo Rodrigues governará a Bahia nos próximos quatro anos, conforme o resultado parcial do segundo turno das eleições deste ano, realizado neste domingo (30). O vice-governador eleito é Geraldo Jr. (MDB).

A vitória foi confirmada aos 95% das urnas apuradas. Impulsionado pelo atual governador Rui Costa e pela campanha de Lula para presidente, o ex-secretário de Educação do estado estava com 52% votos. ACM Neto (União Brasil), com 47%.

Jerônimo será 52º governador da Bahia. Desde 1994, não aconteciam dois turnos numa eleição para o cargo.

Rui Costa fez seu sucessor após dois mandatos. Antes dele, Jaques Wagner também governou o estado por dois mandatos. O PT garante 20 anos consecutivos gerindo o Estado da Bahia.

Jerônimo Rodrigues Souza é da cidade de Aiquara, no sudoeste da Bahia, e tem 57 anos. É professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), casado com Tatiana Velloso e pai de João Gabriel.

Atuou como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia em 2007. Compôs a equipe da Secretaria de Planejamento em 2010. No ano seguinte, foi Secretário Executivo Adjunto e outros cargos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em 2014, foi coordenador do Programa de Governo de Rui Costa. Depois, foi o primeiro titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Coordenou novamente o programa de governo de Rui Costa em 2018 e chefiou a Secretaria da Educação do Estado da Bahia em 2019, deixando a pasta para sua primeira candidatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui