Jequié: Suspeito de envolvimento em grupo que matou PM se entrega

Cinco homens foram mortos e esta é a quinta prisão após o crime na BA.PM era candidato a vereador e foi agredido e morto por criminosos.

O homem apontado como último suspeito de integrar a quadrilha envolvida na morte do policial militar Jurandir de Oliveira Santos, de 43 anos, brutalmente assassinado em Jequié, região sudoeste da Bahia, apresentou-se à Justiça da cidade na tarde de quinta-feira (13). O PM era candidato a vereador e foi encontrado morto no dia 27 de agosto.

Segundo informações da Polícia Militar, o homem conhecido como “Carlinhos”, 20 anos, compareceu ao fórum do município e foi conduzido no mesmo dia para o Conjunto Penal de Jequié.

A delegada Graziele Quaresma, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos do município, informa que o grupo criminoso é composto por dez homens. “Eles fizeram uma série de roubos antes de matar o policial. São 14 vítimas que eles fizeram no total, contando com essa morte. Eles foram assaltando três bares, um depois do outro, que ficam a cerca de 100 metros de distância. Depois, abordaram o carro do policial militar, o levaram e praticaram o homicídio”, relata a investigadora. Na quinta-feira (13), amigos e familiares participaram de uma cerimônia na igreja de Jequié em memória da vítima.

O corpo de Jurandir foi encontrado na manhã do dia 27 de agosto. Segundo a PM, ele foi abordado por um grupo de assaltantes quando passava de carro, voltando de um comício, por uma estrada da região. O grupo abordou o veículo, onde também estavam a esposa, o filho adolescente do casal e um amigo da família. “As pessoas que estavam com ele sofreram lesões consideradas mais leves, como tapas e violência psicológica”, diz a delegada.

Com a prisão de “Carlinhos”, informa a delegada, são cinco prisões de suspeitos de envolvimento na morte do PM após investigação da Polícia Civil – quatro estão custodiados em Jequié e um em Petrolina (PE). “Ele [Carlinhos] nega participação na morte do policial. Disse que está correndo risco de vida e resolveu se entregar. Ele se diz inocente”, informou Quaresma.

Outros quatro homens morreram em confronto com a polícia e um foi encontrado morto, mas a autoria do crime permanece desconhecida. “Os mortos em confronto com a polícia portavam armas de fogo”, diz a delegada.

Segundo a polícia, os homens tinham entre 18 e 23 anos e resistiram à abordagem de guarnições nos locais conhecidos como “Iraque” e “Morro do Urubu”.

A delegada ressalta que o grupo de assaltantes é responsável por uma série de roubos no distrito de Rio Preto da Costa, distante cerca de 20km de Jequié. “Entre as vítimas, estão pessoas idosas”, informa a investigadora. Ela diz ainda que as pessoas agredidas na série de crimes que resultaram na morte do PM sofreram lesões como facadas e tiros, mas conseguiram se recuperar e passam bem.

 

Fonte: G1/Bahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui