De olho nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a Federação Baiana de Desporto de Participação dá início nesta sexta-feira, 12, em Jequié, às clínicas e jogos de esporte adaptado. Trata-se de uma série gratuita de capacitação em modalidades esportivas voltadas para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência.
Com apoio do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), as clínicas serão realizadas em Jequié, Teixeira de Freitas, Salvador, Alagoinhas, Jacobina e Guanambi.
O objetivo é formar profissionais que possam propagar os mais diversos tipos de esporte adaptado, a fim de aumentar o quantitativo de deficientes praticando atividades esportivas no estado e, consequentemente, prepará-los para competições em nível nacional e internacional.
Até agosto deste ano, a federação pretende percorrer essas cidades, levando conhecimentos teóricos e práticos. Em todos os locais, os participantes terão 20 horas de curso em três dias consecutivos.
Segundo o presidente da instituição, Audival de Sena Júnior, a ideia é capacitar pelo menos 150 pessoas, em uma média de 25 por município. Atletas e profissionais de educação física serão responsáveis por instruir os participantes.
Em Jequié, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no mesmo local onde serão realizadas as aulas. A abertura será nesta sexta-feira, 12, às 19h, e no sábado e no domingo, das 8h às 17h, acontecem as aulas. Mais informações no site da Federação Baiana de Desporto, pelo telefone (71) 9185-2942 ou pelo e-mail fbdp01@gmail.com.
Secom do Governo do Estado