Coordenadores do SAMU 192 e secretários de saúde pertencentes à 13º Diretoria Regional da Saúde (Dires) estiveram reunidos no auditório da unidade, em Jequié, na manhã de terça-feira, 2, para discutir a situação e melhorias no atendimento oferecido pelo SAMU 192. O encontro contou também com a presença de representantes de todas as Unidades de Saúde, Hospitais Regionais e Hospitais Municipais que fazem parte da regional.
Vários pontos foram abordados no encontro, a exemplo do tempo resposta prestado pelo serviço de urgência do SAMU regional, que devido à malha rodoviária ser extensa dificulta atender as ocorrências em tempo resposta de 10 minutos. A palestra foi conduzida pela enfermeira do Samu Regional Renildes Cavalcante, que salientou a importância do médico regulador. “O perfil do médico regulador é julgar, atender e referenciar, dando a melhor resposta possível para o encaminhamento do paciente, ao local onde pode prestar o melhor acompanhamento”, frisou.
Jequié é sede do Samu regional e na reunião o município foi representado pelo secretário municipal de Saúde, Ivanilton José Cerqueira. A Regional do SAMU 192 conta com 13 bases centralizadas e uma sede, atende a 25 municípios com uma população estimada em 492 mil pessoas.
Blog Marcos Frahm