Jequié: Policiamento é reforçado após nove mortes em quatro dias

Crimes ocorreram entre quinta-feira (27) e o sábado (31), diz delegado.

Equipes da CIPE Sudoeste, Rondesp Sul e delegados estão na cidade.

Após o registro de nove mortes entre a quinta-feira (27) e o domingo (30), o município de Jequié, no sudoeste da Bahia, teve o efetivo das polícias Civil e Militar reforçados. De acordo com o delegado Fabiano Aurich, titular da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), foram encaminhados à cidade no final de semana agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE / Sudoeste), das Rondas Especiais (Rondesp / Sul), além de mais profissionais e delegados da Polícia Civil. Os efetivos permanecem na região nesta segunda-feira.

Das vítimas mortas, o delegado Aurich afirma que apenas uma não tem envolvimento com a criminalidade. “Foi morto no sábado. Temos informações de que era um trabalhador. O irmão dele que é, na verdade, traficante e atua em Jequié e Vitoria da Conquista. Eles se parecem muito. Ainda não sabemos se ele [a vítima] foi confundido com o irmão ou se foi morto por alguém que queria se vingar ou atingir o outro [o traficante] de alguma forma”, afirma.

No domingo (30), uma jovem de 19 anos também foi morta na Avenida dos Operários. Aurich afirma que a vítima tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas, furto e roubo. “É preciso deixar claro que logo que identificamos esse movimento, o policiamento foi reforçado. As investigações estão sendo feitas com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Federal”, relata.

O delegado Fabiano Aurich ressalta que mensagens falsas compartilhadas por meio de um aplicativo de celular têm criado pânico entre alguns moradores. Em geral, ele destaca que o clima na cidade é tranquilo e que os eventos programados ocorrem normalmente. “Tem muita gente criando pânico, encaminhando mensagens dizendo que a casa está sendo invadida, que mataram alguém. Uma mensagem pior que a outra. Essas brincadeiras têm gerado pânico muito grande. Ontem [domingo), fiquei até uma hora [da madrugada] rondando a cidade e não tinha nada demais. Os casamentos, festas e batizados ocorriam normalmente”, conta.

Aurich ressalta que a prisão de um dos maiores traficantes da região, que foi localizado em São Paulo no dia 29 de julho, pode ter alguma relação com o aumento da criminalidade. O suspeito foi encaminhado para Serrinha, no nordeste do estado. Em Jequié, o delegado destaca que dentre os locais com ronda intensificada estão Joaquim Romão, Jequiezinho, Rua da Banca, além dos Kms 3 e 4.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar confirmou o reforço na segurança do município e destacou que, desde o domingo, duas pessoas foram presas e três armas de fogo foram apreendidas. “As equipes de reforço permanecerão na cidade até quando houver necessidade”, informou a corporação por meio de nota.

 

Henrique Mendes/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui