Jequié: Morte por suspeita de meningite é investigada

A morte de uma criança com suspeita de Meningite vem sendo investigada em Jequié. Ela tinha 7 anos e veio a óbito no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), no dia 29 de dezembro de 2011. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município de Jequié, Julianna Nogueira, após notificação realizada pelo Núcleo de Epidemiologia do HGPV, a Secretaria de Saúde do Município de Jequié, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, começou adotar as medidas cabíveis, procedendo com a investigação epidemiológica, envio do material biológico coletado para confirmação laboratorial, junto ao Laboratório Central – LACEN -, e quimioprofilaxia de todos os contatos domiciliares da criança (trabalho realizado em domicílio). A criança residia no Loteamento Mirassol, no bairro Jequiezinho.

Ainda de acordo com a diretora Julianna Nogueira, também foram dadas as demais orientações relacionadas ao agravo e a Unidade de Saúde da Família da área de abrangência vem se mobilizando para fazer uma busca ativa de todas as crianças menores de 1 ano que ainda não estão vacinas, seguindo recomendações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Sobre a vacinação contra Meningite a diretora informa que esta é disponibilizada pelo SUS apenas para crianças menores de 1 ano de idade ou em casos especiais, isto é, a partir da emissão de relatório médico. As demais faixas etárias devem se dirigir a unidades particulares que trabalham com imunobiológicos especiais para aquisição da vacina.

MENINGITE

A meningite é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As meningites virais (assépticas) podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

1. O que é?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal.

2. Qual o microrganismo envolvido?

A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como: bactérias, vírus, fungos dentre outros, e por agentes não infecciosos.

3. Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: (crianças acima de 1 ano de idade e adultos) febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

4. Como se transmite?

A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento).

5. Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

6. Como se prevenir?

A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se que a doença seja transmitida a outras pessoas.

Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite, dentre estas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a vacina contra a meningite por Haemophilus influenza tipo b, pneumocócica 10-valente e a meningocócica conjugada C.

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

Em contatos de casos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae está indicada a quimioprofilaxia, preferencialmente em até 48 horas da exposição à fonte de infecção, levando em consideração o tempo de transmissibilidade da doença.

Outras informações no link a seguir:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1563

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui