Jequié: Feminização da Aids é tema de seminário regional

Jequié: Feminização da Aids é tema de seminário regionalA Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) está realizando uma série de encontros no interior do estado, envolvendo a população feminina com HIV/Aids, profissionais de saúde, além de representantes de organizações feministas e das prefeituras. A ação objetiva atender importantes regiões da Bahia, a partir de municípios-polo, entre os quais Jequié, onde o seminário regional ‘Envolvendo as Mulheres no Enfrentamento da Feminização da Aids’ acontece, nesta quarta-feira (23), das 9 às 17h30, no Instituto Educacional Régis Pacheco (Ierp).

Realizada em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o encontro será realizado em 23 cidades do sudoeste baiano. A iniciativa, que já contemplou as regiões de Juazeiro, Serrinha, Barreiras e Paulo Afonso, tem o objetivo de incentivar a autonomia das mulheres em relação ao corpo e chamar a atenção para a necessidade de práticas sexuais mais seguras e responsáveis.

Incidência

Durante o encontro, haverá o debate do tema ‘Feminização do HIV/Aids’ com reflexão sobre a incidência da doença, cada vez mais crescente entre as mulheres. A programação também prevê oficinas de teatro, realização de teste de HIV e sífilis, além da distribuição de preservativos femininos e orientação sobre a correta utilização.

Conforme o boletim epidemiológico da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), na Bahia, em 2010, dos 1.287 novos casos de Aids registrados, 534 (41,49%) foram identificados na população feminina. Caso a tendência continue, a previsão é que, nos próximos dez anos, o Brasil e a Bahia terão a proporção de um homem para cada mulher com HIV/Aids, o que já é realidade no contexto mundial. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), apurados em 2012, metade das pessoas do planeta com HIV são do sexo feminino.

 

 

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui