Janeiro

Janeiro

Primeiro mês do ano, felizmente. Foi o que pensei ao sentir o sol no rosto andando no calçadão do farol da barra, agora é só entrar no movimento do novo ano. Relaxei e me entreguei ao prazer da caminhada. Não há nada melhor que isso.

Por toda a parte um dia azul de Janeiro. Cheguei ao farol da barra,  que projeta uma sombra. Um casal de turistas desorientados olhava o sentido de onde ir. O homem, músculo, meio café com leite, de boné; a mulher, um penteado despojado, coxas fortes, bermuda jeans. Apontavam para o alto alguma coisa atrás de mim quando passei ao lado deles. Andei mais alguns passos e me virei e vi que olhavam o prédio Oceania, fundado em 1943.

Entre moradores e ex-moradores ilustres estão personalidades como Flora e Gilberto Gil e os atores Lázaro Ramos e Wagner Moura também possuem apartamentos no prédio. Além disso, diversas personalidades já visitaram a propriedade, como Bono Vox, líder da banda irlandesa U2, o rei do futebol Pelé, foi presença frequente no prédio, no apartamento de seu amigo Alfredo Saad, onde costumava passar algumas temporadas.

A construção do Edifício Oceania começou na década de 30, porém, a obra seria concluída apenas no ano de 1943, devido à falta de materiais de construção gerada pela Segunda Guerra Mundial.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui